IPREV finaliza série de Workshop aos segurados do RPPS

sind_alesc_1O IPREV concluiu nas últimas semanas o “Workshop Gestão do RPPS” junto aos patrocinadores. O encontro fez parte de uma sequência de apresentações que tem a finalidade de apresentar e debater com os segurados e patrocinadores informações sobre a gestão do Regime Próprio de Previdência dos Servidores.

O Diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso e o Diretor de Previdência, Benjamin Schultz abriram os trabalhos e apontaram os rumos que estão sendo tomados para a redução do déficit previdenciário e alternativas possíveis para a garantia dos futuros benefícios. A atual gestão não só alcançou, mas ultrapassou a meta atuarial por dois anos consecutivos, criou um Comitê de Investimentos e obteve um recorde de análises de Compensação Previdenciária, o que auxilia na diminuição do aporte para o Fundo Financeiro.

Na sequência o assunto abordado foi a política de Investimentos. Panosso apresentou os números das receitas e despesas dos Fundos Financeiro e Previdenciário e fez uma previsão das aposentadorias para os próximos 10 anos. “Diante do cenário, o caminho natural nos próximos anos de todos os regimes próprios e entidades fechadas de previdência complementar será de um aumento à exposição ao risco”, disse Panosso.

minist_publIntegrante do Conselho de Administração do RPPS e servidor da Gerência de fiscalização, Jean Jacques Dressel Braun apresentou uma análise das massas do RPPS, da arrecadação e os mecanismos de compartilhamento de informações. Salientou a importância da auditoria previdenciária no controle das contribuições, para o equilíbrio econômico e financeiro do sistema, bem como o apontamento de eventuais inconsistências.

Para o Presidente do IPREV, a série de Workshop que aconteceu no Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Assembleia Legislativa teve como objetivo a transparência da gestão. “No próximo ano pretendemos fazer uma nova apresentação aos segurados, dirimindo dúvidas, deixando-os informados sobre a gestão dos recursos e principalmente atentos ao futuro do setor previdenciário de nosso Estado e do país”, concluiu Adriano Zanotto.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação