Diretores do Iprev relatam situação das Pastas ao presidente

FOTO GERAL SITE

O presidente do Iprev Adriano Zanotto organizou a segunda reunião do ano de 2015 com os comissionados do Instituto. Seguindo o proposto na reunião de janeiro, Zanotto abriu espaço aos diretores para que, junto de seus gerentes, pudessem relatar as ações que pretendem programar em suas pastas de modo a reduzir os gastos e aprimorar os procedimentos internos e serviços. “Temos exaltado muitas conquistas que, depois de quatro anos, estão se tornando evidentes, porém, precisamos de união e engajamento para enfrentar os muitos desafios ainda vindouros”, disse Zanotto.

REunioao Dep ARIO primeiro a usar a palavra foi o diretor de Previdência, Ari João Martendal, que relatou aos presentes sobre o empenho de seus colaboradores na busca pela eficiência e agilidade nos processos internos. Destacou que um grande diagnóstico está sendo executado na busca por melhorias e corte de gastos e pretende adequar o setor às condições disponíveis no momento. “Vamos trabalhar com o que temos. Embora identifiquem carência de pessoal em alguns setores, estamos focados na superação dessas dificuldades”, destaca.

MArcelo

O diretor de Gestão dos Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso, exaltou a figura do Comitê de Investimentos, consolidado através de Portaria do Ministério da Previdência Social, como modelo obrigatório para todos os RPPS do País. Destacou também o crescimento expressivo do fundo previdenciário que, dos R$ 48 milhões disponíveis em 2011, já alcançou o montante de R$ 520 milhões. “Em quatro anos atingir a marca de R$ 1 bilhão, por isso, o comitê de Investimentos deve estar preparado para desafios ainda maiores”, conclui. Panosso também destacou a melhoria na fiscalização e citou alguns pontos onde identificou possibilidade de melhoria nos processos administrativos.

Para a diretora Jurídica, Silvana Westarb, o grande destaque do setor foi o trabalho conjunto entre advogados e servidores do setor de cálculo, que nos últimos quatro anos conseguiu economizar R$ 68 milhões dos recursos estaduais, mediante atuação vitoriosa nos processos movidos contra o Instituto. “Dispomos de uma forte equipe de trabalho, com profissionais altamente capacitados. Por isso, temos conseguido superar as maiores dificuldades pertinentes a Diretoria Jurídica”, explica Silvana.

reuniao ZairaJá a diretora administrativa Zaira Gouveia destacou o empenho do setor em superar as dificuldades funcionais do Instituto. Zaira explica que algumas questões relativas à insuficiência no quadro de colaboradores podem ser resolvidas com treinamento de pessoal e realocação. “A diretoria de Administração tem exercido sua função como instrumento de mudanças para as demais diretorias. Vamos estudar as melhores alternativas para vencer as dificuldades, embora especificamente em nossa Pasta, temos conseguido excelentes resultados”.

Antes do término da reunião, Zanotto destacou mais uma vez que um dos grandes objetivos desta gestão é de humanizar o Iprev, principalmente no atendimento aos segurados. Para tanto, anunciou as mudanças já em curso no setor de atendimento, que visam dar agilidade e conforto aos aposentados e pensionistas que, segundo o presidente, muitas vezes encontram-se em situações delicadas e precisam de atenção diferenciada. “Os problemas dos segurados não podem ser transformados em números. Estamos lidando com pessoas a sentimentos, portanto precisamos levar isso em conta na hora de resolvermos essas questões”, finalizou Zanotto, que anunciou também a confecção de manuais de procedimentos para todos os setores, buscando aprimorar os serviços.

Assessoria de Comunicação do Iprev