IPREV apresenta workshop no TCE

work_tceDando continuidade à agenda de workshops ministrados pelo IPREV para serem apresentados aos Poderes do Estado, o Instituto de Previdência esteve presente nesta semana no Tribunal de Contas. Participaram do evento alguns Diretores, Gerentes e servidores do IPREV, além da presença de servidores do TCE, público-alvo a que se destina a palestra.

O Presidente do IPREV, Adriano Zanotto, ressaltou a importância do evento para dar mais transparência à gestão, e para os servidores, que são os principais beneficiários do sistema, se integrarem à cultura previdenciária de modo que, com mais participação, seja possível um melhor entendimento da previdência catarinense por todos. 

Logo em seguida, o Diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso, explicou como são alocados os recursos do Fundo Previdenciário. “O Tribunal de Contas é um órgão fundamental para fiscalizar a gestão previdenciária, porém os conceitos e a dinâmica do mercado financeiro devem ser entendidas e aprimoradas para se evitar equívocos ou má-interpretação.” – avalia Panosso. 

DSC_0076Cláudio Kogut, atuário contratado pelo IPREV, apresentou a metodologia e o resultado dos cálculos atuariais da previdência catarinense, e em seguida destacou a necessidade de uma constante atualização dos dados cadastrais dos servidores do TCE, e dos demais poderes, com o propósito de estimar com maior eficácia a meta atuarial. 

Por fim, o auditor do IPREV, Jean Jacques Dressel Braun, apresentou um estudo de análise das massas, os resultados e a arrecadação do RPPS de todos os servidores de modo geral, como também o estudo específico somente dos servidores do TCE. Um dos aspectos principais deste estudo foi a metodologia do GAP de arrecadação, que consiste em analisar o intervalo composto pela diferença entre o salário total do servidor e a base do salário de contribuição previdenciária. “Nos gráficos apresentados, podemos constatar alguns períodos de muita variação do GAP” – analisa Braun – “Pretendemos a partir do ano que vem nos reunirmos com o Controle Interno dos órgãos para averiguar as possíveis inconsistências a fim de que não tenhamos futuros benefícios irregulares.” 

A próxima apresentação irá acontecer no Ministério Público do Estado, dia 31 de outubro. 

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação