Reajuste/Revisão/Recálculo de pensão

Os requerimentos de Reajuste / Revisão / Recálculo podem ser realizados de duas formas:

O requerente deverá observar os procedimentos e a documentação necessária para solicitar seu requerimento, conforme as orientações descritas na tabela abaixo:

REVISÃO RECÁLCULO REAJUSTE
Revisão em função de eventual diferença de valor no cálculo da concessão inicial (pontual). Apontar diferenças. Solicita revisão do valor do benefício (defasado em relação aos ativos) Casos de Paridade. Solicita reajuste dentro do prazo de 12 meses – Reajuste anual (INPC). Para pensões com valor atrelado a variação do índice.

O requerimento deverá ser solicitado pelo Portal de Serviços do Governo do Estado de Santa Catarina, ou presencialmente na Central de Atendimento em Florianópolis.

PELO PORTAL DE SERVIÇOS:

Primeira vez?

Será necessário se cadastrar na plataforma digital do governo federal o GOV.BR, onde o usuário irá se identificar pelo preenchimento de informações e coleta de biometria para que possa posteriormente solicitar os serviços desejados junto ao IPREV/SC.

Não sabe o que é GOV.BR?

Click AQUI o site do governo federal descreve com detalhes os requisitos de cada nível.

Será necessário smartphone com câmera e acesso a internet para validação biométrica do usuário.

O aplicativo (App) poderá ser baixado nas lojas:

Segundo Acesso

Já possuí cadastro no GOV.BR e deseja fazer a solicitação dos serviços é só clicar no link preencher as informações, juntar documentos necessários e enviar.

Documentos Necessários

1. Carteira de Identidade
  2. CPF
  3. Apresentar último contracheque
  4. Requerimento Preenchido com  a devida justificativa, explicando o porquê seu valor deve ser reajustado.
  5. Quando o pensionista for beneficiário de instituidor(a) / falecido(a) oriundo dos convênios com as prefeituras municipais, será necessário apresentação de Declaração da Prefeitura municipal, onde conste vencimento e vantagens com incidência de contribuição para o IPREV e Lei que concedeu o referido aumento.