Recadastramento

O recadastramento/ prova de vida continua suspenso por tempo indeterminado, por conta da pandemia do coronavírus.
É importante reforçar que neste momento o segurado não corre nenhum risco de o pagamento ser bloqueado! Não vamos receber documentos para a prova de vida por e-mail.
Novos prazos serão estabelecidos para a realização do recadastramento e esse anúncio vai ser feito aqui no site do IPREV – é através deste canal de comunicação que você vai ficar sabendo a data que o recadastramento volta a ser realizado.

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Todos(as) os(as) pensionistas do IPREV devem manter seu cadastro atualizado para continuar recebendo os benefícios/proventos. O recadastramento deverá ser efetuado, OBRIGATORIAMENTE, pelo próprio pensionista ou representante legal, no mês do seu aniversário. A ausência de recadastramento estará sob pena de suspensão do benefício. Confira aqui os endereços para recadastramento.

Recadastramento presencial

Documentos necessários:

  •  RG e CPF do pensionista
  •  Certidão de casamento com averbação do óbito do ex-servidor
  •  Certidão de nascimento com data atual

Recadastramento por representante legal

Documentos necessários

  •  RG e CPF do pensionista
  • Certidão de casamento com averbação do óbito do ex-servidor ou certidão de nascimento, com data atual
  • Procuração Pública com poderes para representação junto ao IPREV, ou termo de tutela ou de curatela, conforme o caso
  •  RG e CPF do representante legal

Curatelados, tutelados e menores sob guarda deverão ser recadastrados pelos respectivos curadores, tutores ou guardiões. Em caso de curatela/tutela provisória, o termo deverá ser atualizado junto ao FÓRUM referente ao ano em curso. O representante legal que efetuar o recadastramento, deverá ainda preencher o Termo de Responsabilidade, documento no qual se comprometerá a comunicar ao IPREV o óbito ou emancipação do representado dentro do prazo de 30 dias da ocorrência do fato, sob pena de incursão nas sanções civis e criminais cabíveis.

Recadastramento Domiciliar

Documentos necessários

  •  RG e CPF do pensionista
  • Atestado médico que comprove a condição de impossibilidade de locomoção
  • Certidão de casamento com averbação do óbito do ex-servidor ou certidão de nascimento, com data atual

Para fins de recadastramento anual, os(as) pensionistas impossibilitados de locomoção por motivo de saúde que residem no Estado de Santa Catarina poderão solicitar a visita domiciliar por servidor do IPREV, desde que requerida com antecedência mínima de um mês da data de aniversário, sob pena de suspensão do benefício.

O pedido deverá ser formulado por meio do telefone: (48) 3665-9874 para a região da Grande Florianópolis. Já os(as) pensionistas que residam em outras cidades do Estado, poderão contactar as agências previdenciárias do IPREV.

Residentes fora do Estado de Santa Catarina

Para fins de realização do recadastramento, os(as) pensionistas residentes fora do Estado de Santa Catarina deverão enviar ao IPREV via correios, as seguintes documentações:

  •  RG e CPF do pensionista
  • Certidão de casamento com averbação do óbito do ex-servidor ou certidão de nascimento, com data atual
  • Declaração de Vida

A documentação deverá ser encaminhada para o seguinte endereço:

IPREV – Institututo de Previdência do Estado de SC
A/C Gerência de Pensões
Rua Visconde de Ouro Preto, 291 – Centro – Florianópolis – SC
CEP: 88.020-040

Visitas domiciliares/ perícias médicas

A critério exclusivo do IPREV, poderão ser realizadas visitas domiciliares aos beneficiários com vistas a complementar o recadastramento, bem como convocação para a realização de perícia médica para verificação das condições pessoais que ensejam o pagamento do benefício.

Ressaltamos que eventual recusa do beneficiário em receber a visita domiciliar, em assinar o respectivo formulário de recadastramento ou em comparecer à perícia médica agendada poderá ensejar a não realização do recadastramento e/ou a suspensão do pagamento do benefício.