Vice-governador conhece projetos do Iprev

Capa grande epm site

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira esteve no Iprev na tarde da última quarta-feira, 03/05/17, onde se reuniu com os diretores e alguns gerentes da Autarquia para conversar sobre projetos de modernização que estão sendo conduzidos pela atual gestão. O presidente Roberto Faustino apresentou ao vice-governador, entre outros, o projeto Redesenho de Processos que está em fase de capacitação e desenvolvimento. “Paralelo ao Redesenho de Processos, estamos concluindo o Regimento Interno do Iprev, retomando o Censo Previdenciário e buscando alternativas viáveis para promover a informatização dos trâmites operacionais”, destaca.

Faustino explicou ao vice-governador que a modernização do Instituto de Previdência se faz necessária e urgente, visto que quase metade do quadro de servidores está próximo da aposentadoria. Tais medidas, segundo o presidente do Iprev, visam compensar a diminuição de pessoal. “Diante do quadro financeiro complexo em que o estado vive, sabemos que a reposição de pessoal se torna improvável, por isso, estamos buscando alternativas”, argumenta.

Mesmo ciente da complexa situação da previdência catarinense, o vice-governador Eduardo Moreira surpreendeu-se ao ouvir do presidente Roberto Faustino que o Regime de Previdência para ser saudável deve seguir a proporção de quatro servidores ativos para um inativo, sendo que em Santa Catarina hoje a proporção está de 0,99 ativos para um inativo. E elogiou as ações da nova equipe de gestores, manifestando apoio e reforçando a necessidade de empenho e compromisso dos servidores e comissionados.

Perguntado sobre a polêmica instaurada por conta da reforma da Previdência nacional, o vice-governador lembrou que há 40 anos já alertavam sobre um possível colapso, mas admite que o quadro atual ainda seja muito confuso pra se tirar conclusões. “No caso de Santa Catarina, a reforma previdenciária que executamos no final de 2015 foi fundamental para que se estabelecesse o equilíbrio financeiro que hoje nos coloca em um patamar de destaque em relação aos demais estados”, reconheceu o vice-governador.

Assessoria de comunicação do Iprev