Terceira reunião de gestores do IPREV define melhorias no fluxo de trabalho e propostas para equacionar as contas da previdência

A terceira reunião de gestores do Iprev, ocorrida nesta terça, 11, foi marcada por pautas de grande utilidade ao sistema de fluxo de trabalho de nosso Regime Próprio de Previdência Social- RPPS.

Após as boas vindas dadas pelo Presidente do Iprev, Vanio Boing explanou sobre o desenvolvimento do módulo previdenciário para o RPPS e o cronograma elaborado para o desenvolvimento do sistema, na qual ao longo do trabalho contará com a participação dos gestores do SIGRH, Ciasc, IPREV e as empresas Indra e Agenda Assessoria. Relatou também sobre a estrututa de pessoal e a possibilidade de se chamar 10 novos servidores aprovados no concurso de 2022 para ingressar ao quadro do Instituto, e também convidar servidores de outros órgãos que estejam interessados em trabalhar à disposição do Iprev.

Logo após, o Presidente falou sobre os levantamentos e estudos do Grupo de Trabalho composto por servidores do IPREV, SEA, SEF e SCPREV para suavizar o déficit previdenciário do Regime Próprio de Previdência. Foi apresentado o impacto decorrente da última reforma da previdência, em especial no quesito da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com uma alíquota de 14% sobre o que excede o valor do salário mínimo nacional, e a demonstração da alíquota efetiva para cada faixa salarial. Outro ponto destacado foi o estudo das fontes de arrecadação que inclui propostas para zerar o déficit financeiro ao longo dos anos.

Em seguida, foi debatida a proposta de comunicação com nossos segurados através do site do Iprev, na qual será realizada toda uma revisão textual dos serviços prestados pelo Instituto, a fim de tornar o meio eletrônico o mais intuitivo possível aos beneficiários.

Num segundo momento, o IPREV recebeu a visita dos representantes da empresa “Agenda Assessoria” responsável pela estruturação do módulo previdenciário no RPPS de Santa Catarina que apresentou todo o cronograma de implantação do sistema e sanou diversas dúvidas de nossos gestores. A principal questão levantada foi como se daria a integração do novo sistema previdenciário com o atual sistema SIGRH, e prontamente foi garantido que os sistemas se intercomunicarão, como uma via de mão dupla, as informações do módulo previdenciário alimentarão o SIGRH, e vice-versa. O novo sistema visa automatizar diversos serviços do Iprev atualmente desenvolvidos de forma manual. A contratação do software auxiliará no controle de concessão de benefícios de aposentadoria e pensão, controle de pagamentos de contribuição previdenciária pelos segurados, facilitará a Compensação Previdenciária com outros Regimes de Previdência, trará maior confiabilidade na base de dados cadastrais para cálculos atuariais, entre outros benefícios, além de diminuir os custos e aumentar a eficácia da gestão.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação