SISPREV WEB – Primeiras simulações do novo sistema previdenciário

O SISPREV WEB é um sistema desenvolvido para auxiliar na gestão previdenciária de servidores públicos, sendo utilizado por diversas entidades previdenciárias em todo o Brasil, e garante trazer mais recursos de automação nas análises processuais. Na data de hoje, 08, foram apresentadas as primeiras simulações do SISPREV WEB para a Diretoria de Previdência e suas gerências (Inativos, Pensões e Folha de Pagamento). Os gestores puderam conhecer a interface do novo sistema, e observar algumas funcionalidades de concessão de aposentadoria e pensões.

Esta ainda é uma etapa de ajustes. Algumas modalidades de aposentadoria já foram cadastradas no sistema, e foram simulados alguns processos com direito à determinada regra.  A partir destas observações, pôde-se constatar alguns ajustes necessários para que atendam a realidade do IPREV, como modelos de documentos adequados com as informações de formulários MLR, melhorias no anexo dos documentos junto ao TCE, fechar direitos previdenciários até 01/01/2022, atribuir dígito às matrículas, etc.

O novo sistema também servirá para os setoriais, responsáveis pela abertura do processo de pedido de aposentadoria, na qual através do SISPREV WEB poderão simular o benefício antes mesmo de abrir o processo, e escolher a modalidade de aposentadoria mais benéfica ao servidor, conforme as regras parametrizadas no sistema. A ferramenta também possui a possibilidade de simular o cálculo do valor do benefício ao se aposentar.

Os ajustes na concessão de pensão também foram apontados pela gerente da pasta, definindo as etapas de fluxo de trabalho, para parametrizar o que será de atribuição dos servidores colaboradores, e o que será dos servidores técnicos analistas.

A próxima reunião ocorrerá amanhã à tarde, com a Consultora Corporativa da Agenda Assessoria, Carolina Rosa, responsável pelo desenvolvimento do sistema, que apresentará os primeiros ajustes apontados, dando continuidade a esta etapa de reparos até a concordância e conciliação. O novo sistema está previsto para entrar em funcionamento completo até maio de 2024.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação