Sisprev Web: Nova Ferramenta Previdenciária em Andamento com Mais de 60% de Etapas Concluídas

O Sisprev Web é um sistema de gestão previdenciária que vem sendo desenvolvido para otimizar o controle e gerenciamento das informações relacionadas aos servidores ativos, aposentados, pensionistas e dependentes do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. Além disso, essa nova ferramenta armazenará informações previdenciárias, como vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras, bem como informações financeiras, incluindo o valor das contribuições previdenciárias e benefícios recebidos.

Entre suas funcionalidades, o Sisprev Web oferecerá a emissão de Certidões de Tempo de Contribuição (CTC), cálculos para tempos de aposentadoria, realização do Censo Previdenciário, simulação de aposentadorias e muito mais. Essas características representam uma melhoria significativa na eficiência do gerenciamento do RPPS.

 

Andamento da Implementação 

Na tarde de hoje, 31, gestores do IPREV se reuniram para analisar o progresso da implementação do Sisprev Web. Até o momento, 62% das etapas do projeto já foram desenvolvidas. O contrato estabelecido com a Agenda Assessoria, a empresa responsável pelo desenvolvimento do módulo, estipula que o sistema estará totalmente concluído até maio de 2024.

Uma etapa crucial do projeto é a parametrização, que envolve a programação automatizada do que deve ser feito com os dados coletados. Nesse aspecto, já foram concluídas 80% das etapas, demonstrando um progresso substancial.

O sucesso da implementação do Sisprev Web depende de integrações eficazes com as bases de dados da SEA, Ciasc e de outros Poderes do Estado. O sistema já avançou mais de 40% na coleta dos dados necessários provenientes do sistema SIGRH do Poder Executivo.

Além disso, o projeto prevê customizações específicas para atender às necessidades do IPREV, como a inclusão da segregação de massas, treinamento e capacitação para o uso da nova ferramenta e a automatização com o Diário Oficial do Estado e a Central de Atendimento. Essas personalizações visam tornar o Sisprev Web uma solução altamente adaptada às particularidades do nosso Instituto.

 

Transparência e Acompanhamento do Projeto 

A gestão do projeto é realizada pela equipe do NUPROJ (Núcleo de Projetos), e acompanhada pelo administrador do Projeto, assim como os fiscais do Projeto presentes na reunião de hoje. Isso permite que a equipe do IPREV acompanhe as etapas de desenvolvimento do Sisprev Web, promovendo a transparência e o engajamento com o projeto.

O Sisprev Web representará um avanço significativo no gerenciamento de todo o sistema previdenciário do Estado, com o potencial de simplificar e melhorar o andamento dos processos, proporcionando mais vantagens tanto par os servidores do IPREV, quanto para os segurados do RPPS.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação