Servidoras do Iprev participam de palestra sobre câncer de mama

Foto 1 palestra site

O Iprev aderiu mais uma vez à campanha Outubro Rosa, ação que visa conscientizar a população feminina sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Desta vez a gerência de Planejamento convidou a coordenadora voluntária do setor de Educação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis, Célia Márcia Pamplona de Queiroz, para conversar com as servidoras.

Sob o tema “Atitudes Preventivas para o Câncer de mama e colo de útero”, Célia compartilhou informações sobre o câncer de mama e alertou para a necessidade de conscientização sobre a doença. Destacou as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Porém, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. “Aí a importância de se estimular as mulheres a realizar o auto-exame, bem como mobilizar colegas e demais familiares”, destaca.
Campanha Outubro Rosa 2016
Em 2016, a campanha do INCA – Instituto Nacional de Câncer no Outubro Rosa tem como tema“Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

  • enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
Assessoria de comunicação do Iprev