Servidor do Iprev inova processos administrativos com a criação de planilhas

Gelson Folador 2 Ed SITE

Talento, conhecimento e, acima de tudo, vontade de fazer a diferença, apesar das dificuldades. Foi com esses ingredientes que o analista técnico em Gestão Previdenciária, Gelson Folador, da Coordenadoria de Joinville, empenhou-se na criação de ferramentas de trabalho que vêm mudando de forma significativa alguns processos internos dentro do Iprev.

Atuando desde 2012 na análise dos processos de averbação e registros junto à gerência de inativos – GERIN, Gelson sentia-se bastante incomodado com a quantidade de procedimentos manuais, que tomavam tempo e envolvia mais servidores do que considerava necessário. “Senti a necessidade de desenvolver algo que poderia facilitar e agilizar a análise e andamento dos processos, eliminando ações desnecessárias e fazendo com que um menor número de servidores deferisse mais processos com menor esforço possível”, explica.

Sua inquietação, associada à experiência adquirida junto ao Instituto de Previdência, e ao conhecimento que dispõe na área de Tecnologia da Informação, permitiu que o servidor estudasse o desenvolvimento e capacitação de novas planilhas para averbação e registro. “É muito gratificante ver algo que você desenvolveu beneficiando os colegas servidores, a própria Instituição Iprev e o Estado de Santa Catarina como num todo”, conclui.

O projeto resultou em quatro novas ferramentas que descrevemos abaixo:

– Averba_Iprev- planilha desenvolvida para utilização no próprio Iprev para análise dos processos de averbação e registros;

– Averba_RH- planilha desenvolvida para utilização nos RH’s, na montagem e padronização dos processos de averbação e registros;

– CTC – planilha desenvolvida para a emissão de CTC (certidão de tempo de contribuição) solicitado ao Iprev juntamente com o relatório de salários de contribuição;

– Relatório – planilha desenvolvida para geração dos salários de contribuição.

Em visita à coordenadoria de Joinville, na última sexta-fera (22), o presidente Adriano Zanotto parabenizou Gelson Folador pela iniciativa, destacando que são atitudes como essa que engrandecem o serviço público. “Nem sempre temos em nossas mãos o poder de estabelecer grandes mudanças, embora queiramos muito. Mas o que me orgulha é ver que pessoas como o Gelson não se acomodam. Ao contrário, agem dentro das suas possibilidades e realizam coisas surpreendentes”, reconhece o presidente.

Assessoria de Comunicação do Iprev