Serviço de emissão de CTC bate recorde nos seis primeiros meses do ano

ctc 300A Certidão por Tempo de Contribuição (CTC) é um documento destinado a comprovar o período de contribuição ao Regime Próprio de Previdência Social de Santa Catarina (RPPS), para ser contado em outros regimes de previdência, sejam eles federal, estadual ou municipal.

Cerca de 1,5 mil processos de certidões são emitidos pelo IPREV anualmente. Os documentos partem do setorial no qual o servidor é vinculado, e ao chegar no Instituto passam pela conferência de documentação, análise do processo e a emissão da certidão.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Diretoria de Previdência, através da Gerência de Inativos bateu recorde e já emitiu mil certidões. Para o Diretor de Previdência, Ari João Martendal, o que vem agilizando esse trâmite é a readequação dos servidores para a área especifica de CTC, bem como o empenho dos servidores que já vinham exercendo essa função. “Segundo a Portaria do Ministério da Previdência n° 154/08, e Instrução Normativa n° 045/10, para emissão da CTC para os períodos posteriores à julho/94, deverão ser informadas as remunerações de contribuição do ex-segurado, de competência da Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade, o que gera maior tempo para conclusão das análises, entretanto já resolvemos essa questão trazendo para a equipe específica de CTC servidores dessa gerência.”

“A nova metodologia aplicada no IPREV faz com que os processos aguardem menos tempo, hoje já são emitidos com no máximo 20 dias, e essa agilidade favorece principalmente o contribuinte para cumprir os prazos nos demais regimes.” Afirma a gerente de Inativos, Karine Garcia.

O Presidente do IPREV, Adriano Zanotto, está satisfeito com os resultados e agradece o empenho. “Parabéns aos servidores do IPREV, o quanto antes emitirmos as certidões de tempo de contribuição estaremos garantindo a dignidade àqueles que dedicaram parte da sua vida ao serviço público”.