Reunião com coordenadores regionais destaca a compensação previdenciária

Faustino apresentação site
Servidores das coordenadorias regionais do Iprev compareceram nesta quinta-feira, 06/07, na sede da Autarquia, na capital, para conhecer algumas ações importantes que vem sendo trabalhadas pela atual gestão. Entre os assuntos abordados teve destaque a campanha interna que visa ampliar o retorno financeiro aos cofres estaduais com recursos gerados por meio da Compensação Previdenciária – Comprev.

O presidente Roberto Faustino reuniu diretores e alguns gerentes para alinhar estratégias com as equipes do interior, buscando engajamento e suporte técnico para desenvolvimento operacional dos projetos. Faustino explica que a ideia de envolver as coordenadorias regionais é consequência do sucesso obtido durante a força-tarefa de análise de processos de aposentadorias e pensões, quando desempenharam papel importante. “Não estou aqui a questionar o desempenho profissional de vocês. Recorro ao auxilio das coordenadorias exatamente pela alta capacidade produtiva desempenhada recentemente”, destaca.

Faustino aponta valor site
Atualmente o RPPS-SC possui um valor de compensação previdenciária, em estoque, de cerca de R$ 80 milhões. Além disso, existe um potencial de receita para essas compensações superior a R$ 400 milhões. Faustino ressaltou a defasagem de pessoal e sua improvável reposição, fruto do momento financeiro delicado. “O quadro funcional de 271 servidores, em 2010, caiu para 203 servidores no ano passado”, revela. Dessa forma esclarece a necessidade de engajamento de todos, uma vez que o quadro atual de compensação previdenciária é extremamente favorável à Santa Catarina. O Iprev estipula como meta inicial o dobro do valor mensal compensado no ano passado, que foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões por mês.

Investimentos em capacitação são fundamentais

Reunião compensação coordenadores site
O gerente de Avaliação e Controle Previdenciário (Geacp), Eugenio Evangelista Vieira, expôs ao grupo as rotinas que envolvem o setor, o qual é diretamente responsável pela compensação previdenciária. Depois da apresentação geral, os coordenadores se reuniram em separado com Eugenio para aprofundar o tema, demonstrando grande entusiasmo pelo desafio lançado. Eugenio explica que se faz necessária a capacitação dos servidores que efetivamente atuarão no processo, considerando à complexidade dos trâmites.

Treinamento Silvana site
Paralelo á reunião com a Geacp, a diretora Jurídica, Silvana Westarb, e o gerente de Contencioso Administrativo, Marcos Aurélio Pamplona, ministraram aos servidores das agências o treinamento para atuar nos processos de Justificação Administrativa. Trata-se dos procedimentos relativos à coleta e organização de informações que auxiliam as assistentes sociais do Iprev durante as diligências. Os coordenadores aproveitaram ainda para tratar de outras questões operacionais envolvendo as demais gerências do Instituto de Previdência.