Raimundo Colombo: “previdência é um dos maiores desafios do Governo”.

Reunião Colegiado site
Durante reunião do colegiado do Governo do Estado, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Lages, o governador Raimundo Colombo destacou a grande preocupação da Administração com o déficit previdenciário. O passivo atingiu a marca de R$ 3,4 bilhões no ano de 2016, superando, por exemplo, o volume de investimentos realizados nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. O governador reconhece que a reforma da previdência realizada em 2015 foi crucial para o equilíbrio das contas em 2016. Do contrário, Colombo revela que possivelmente poderia ocorrer até o atraso no pagamento da Folha dos servidores.

Embora reconheça que o Governo vive momento bastante positivo, o governador alerta que o ano de 2017 será de grande dificuldade. Mas destaca que o esforço da equipe de Governo resguardou Santa Catarina, em grande parte, das crises econômica e política que afetam o Brasil de forma dramática. E comemorou o fato de não ter aumentado impostos e de ter mantido os salários em dia, inclusive apresentando já no início de 2017 o cronograma de pagamentos do ano inteiro. Os investimentos também foram mantidos em todas as áreas.

O controle e redução de gastos ainda é a principal exigência feita aos secretários e presidentes de fundações e autarquias. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira reforçou a necessidade de união em torno dos objetivos e pediu a todos que deixem divergências de qualquer natureza de lado e foquem nos resultados. Colombo e Moreira também manifestaram a importância de se divulgar as conquistas e realizações do Governo, que neste ano colherá grande parte dos frutos cultivados desde 2011, quando teve início o primeiro mandato da dupla.

O presidente do Iprev, Roberto Faustino da Silva, e o diretor de Administração, Ademir Matos, participaram do encontro. E retornaram à Florianópolis com a incumbência de realizar uma nova análise interna sobre uma possível redução de custos gerados pela unidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos servidores estaduais.

Assessoria de comunicação do Iprev