Projeto Recuperação da Memória entrevista ex-presidente Eloy Ranzi

eloyProfessor, prefeito, e… presidente do IPESC! O senhor Eloy José Ranzi esteve à frente do Instituto em duas ocasiões: de 1994 a 1995 e de 1999 a 2002. Em entrevista ao IPREV, o senhor Eloy narrou as atividades desenvolvidas no IPESC durante suas gestões, as dificuldades que o IPESC atravessava, a federalização da dívida patronal, o fim da assistência médica entre outros temas.

 

A maioria dos poderes não pagava a parte patronal, e o executivo também estava com uma dívida herdada do passado que vinha historicamente se acumulando. Então o IPESC nesse período com a Lei 129 fez com que o estado reconhecesse que era devedor. Tanto assim que nós conseguimos transferir para o IPESC uma série de imóveis no estado para abater da dívida patronal. O que aconteceu, em função dessa Lei 129? Mais tarde quando eu voltei ao IPESC nós conseguimos federalizar a dívida do IPESC, a dívida patronal do estado para com o IPESC.
(…)
E aí veio mais tarde, no meu segundo período nós conseguimos separar no Instituto a previdência da assistência. Embora funcionasse no mesmo prédio, os funcionários eram do Instituto de Previdência do Estado, mas nós separamos o caixa da saúde e da previdência. Criamos um plano de saúde chamado IPESC-UNISANTA, que foi o grande passo para que o servidor tivesse novamente uma assistência à saúde digna, porque a anterior, quando eu cheguei lá, nós tínhamos uma carteirinha no bolso só para ter. A maioria dos profissionais da área médica não atendia ninguém, porque não recebiam.
(…)
Consegui fazer dois grupos de telessala para funcionários públicos, inclusive do IPESC, inclusive terceirizados que lá estavam eu consegui numa concessão especial da Secretária de Educação. (…)Se você der uma olhadinha é interessantíssimo, porque possibilitou àqueles que não puderam estudar no passado fazerem o seu segundo grau freqüentando um curso de uma forma que pudessem cumprir uma carga horária para se formar. (…)A dona Lenize que cuidou da telessala. Uma senhora muito querida, muito dedicada. Como presidente designei-a para cuidar desse trabalho da telessala e ela fez com muita eficiência, tanto que ela era a patrona e eu o paraninfo.

 

A entrevista e a transcrição encontram-se na biblioteca do IPREV, localizada no Casarão, para quem quiser consultá-las.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação