Projeto de compensação previdenciária é apresentado ao Conselho de Administração

Reunião c adm 1 site

Atendendo ao convite formulado pelo presidente Juliano Dossena, o diretor de Administração do Iprev, Ademir da Silva Matos, e o diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho, participaram da reunião do Conselho Administrativo do RPPS/SC, realizada na tarde desta quinta-feira, 09/11, na sede da Autarquia. Ademir Matos, que responde interinamente pelo comando do Iprev, durante as férias de Roberto Faustino, destaca que o encontro teve o objetivo de apresentar aos conselheiros os principais projetos em curso, com destaque para a força-tarefa da compensação previdenciária. “É fundamental que as ações do Instituto estejam alinhadas com os Conselhos, por isso, agradecemos a oportunidade de informá-los sobre nossos principais projetos”.

O diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho, que coordena a força-tarefa da compensação previdenciária, apresentou o projeto de forma cronológica, evidenciando todas as etapas vencidas até o momento. Seu relato partiu do lançamento da campanha interna de mobilização dos servidores acerca do potencial de retorno financeiro que a compensação representa ao Estado. Francisco destaca que servidores voluntários foram capacitados e remanejados ao grupo, desenvolvendo uma consciência de ajuda mútua que superou as metas iniciais antes do prazo. “Essa consciência sobre a necessidade de união em torno dos desafios vem ganhando corpo dentro do Iprev e começa a influenciar mudanças em outros setores”, comemora.

De acordo com o diretor de Previdência, a possibilidade de geração de novos recursos ao Tesouro despertou a atenção do Executivo, fato que iniciou um diálogo próximo entre o Iprev e as Secretarias de Administração e Casa Civil. “Logo de início conseguimos R$ 13 milhões de retorno aos cofres catarinenses, porém, avançar exigia estrutura e alinhamentos com as demais instituições envolvidas”, explica. Por isso, destaca que o empenho de toda a equipe, sob o comando do presidente Roberto Faustino, abriu portas importantes junto ao Executivo, garantindo a chegada de novos servidores e apoio na resolução de antigas demandas.

Para Ademir Matos, outra grande conquista alcançada com o apoio do Executivo foi o compromisso do Tribunal de Contas em desenvolver uma conexão entre o sistema de aposentadorias utilizado pelo Iprev, com o sistema daquela instituição. Matos explica que a ação viabilizará a homologação de um grande número de processos de aposentadorias, impulsionando ainda mais a compensação. O presidente interino do Iprev abordou ainda outros temas em destaque na gestão atual, como a inclusão das dívidas previdenciárias na dívida ativa estadual, a conclusão do plano diretor, entre outros.