Programa para fortalecimento da cidadania

educacao_fiscalO Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda lançou a campanha “Nós praticamos Educação Fiscal, e você?” que busca a participação e a conscientização do cidadão para a gestão pública. Será uma atividade constante onde os servidores do Estado e os cidadãos entenderão a função socioeconômica dos tributos.

Perguntas como “você sabe para onde vão os impostos recolhidos pelo Estado?”, “Você sabe como e onde estão sendo investidos esses recursos?”, ou “como garantir que esses valores sem bem aplicados para o benefício da população?”, poderão ser respondidas com o entendimento sobre Educação Fiscal. E para isso acontecer é necessário apenas praticar esta ação de cidadania. E como: exercendo seus direitos e deveres de cidadão; ajudando a preservar o patrimônio público; sendo um fiscal das obras do Governo, ou pedindo sempre a nota ou cupom fiscal, entre outras atividades.

A campanha também quer mostrar que educação fiscal não se limita a pedir a nota e o cupom na hora da compra. A lista inclui a participação em audiências públicas e sessões do Poder Legislativo; o comprometimento com a preservação do patrimônio público – de escolas a placas de trânsito; e a fiscalização das obras do Estado, entre outros. 

Quanto mais os cidadãos tiverem consciência da importância da Educação Fiscal, mais estaremos contribuindo para que nosso Estado preste melhores serviços. Saiba mais em: www.educacaofiscal.com.br

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação