Previdência, Gestão e Segurança

meta atuarialFalar em gestão previdenciária sempre significou lamentar os efeitos de um passado não planejado, que nos dias atuais ainda onera o tesouro e nos impõe um duro ajuste nas contas públicas. Única solução para se garantir os direitos previdenciários adquiridos e superar as dificuldades inerentes à gestão.

Hoje constatamos a eficácia das mudanças feitas pelo estado de Santa Catarina, no que concerne à gestão previdenciária, quando da criação do seu regime próprio de previdência, reestruturando o antigo IPESC e transformando-o no atual IPREV. A nova estrutura passou a gerir a previdência catarinense através de um regime de capitalização, com vistas ao equilíbrio financeiro e atuarial.

Os resultados confirmam a eficiência de um planejamento sério e de uma gestão dedicada. Para o ano de 2014 foi estipulado como meta atuarial, ou índice de rentabilidade e gestão dos recursos, o percentual de 12,49%, algo bastante ousado se considerarmos que tal índice figura entre os mais altos dos últimos dez anos.

Mesmo assim, os rendimentos atingiram o percentual de 15,12%, resultado realmente surpreendente se considerar que o momento econômico permitiu a poucos estados brasileiros desempenhos semelhantes. A estratégia bem-sucedida empregada nos investimentos é reflexo da transformação que o IPREV vem sofrendo em termos de gestão. O equilíbrio financeiro da instituição é fundamental para se garantir os benefícios futuros e a mais que merecida segurança aos aposentados e pensionistas.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Adriano Zanotto – Preseidente do IPREV