Presidente propõe criação de comitê gestor do Iprev

Reunião 4 site
Durante a 4ª reunião de diretores e gerentes do Iprev, o presidente Renato Hinnig propôs aos presentes a criação de um comitê gestor interno, composto por diretores e servidores efetivos da Autarquia. Hinnig defende a ideia como forma de promover a continuidade das ações e projetos que estão em curso, haja vista que a presença de servidores de carreira garantirá a memória administrativa. “Além do presidente e diretores, escolheremos por meio de eleição quatro servidores para compor o grupo, sendo um de cada diretoria”, destaca o presidente, salientando que os projetos em curso são de grande importância para o Iprev e para o Estado.

A reunião contou também com a participação do diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho, que chamou a atenção dos presentes à importância de buscar eficácia no trabalho operacional. E destacou que a diretoria de Previdência identificou algumas pautas, de natureza legislativa, que precisam ser discutidas. Camargo cita a normatização para a avaliação do filho maior inválido; aprimoramentos da Instrução Normativa (inclusão da pensionista, terceiros/herdeiros e novos critérios para o pagamento); revisão da Portaria de Recálculo de Pensão por morte (valores abaixo do teto da IN 001/2006); e o aperfeiçoamento das Escrituras Públicas de Inventário/Pagamento, acerca dos valores pendentes de beneficiários falecidos.

Para auxiliar na explanação dos temas, a gerente de Pensões, Lonita Catarina Aiolfi, fez uma apresentação sobre o Aperfeiçoamento das Escrituras Públicas de Inventário/Pagamento, sobre valores pendentes de beneficiários falecidos. Segundo Lonita, a modalidade atual de escritura exige coisas que não eram exigidas antes, sobre os herdeiros, sobre quem vai receber e, dependendo do valor, se receberá em cota única.  Francisco explica que em cada item citado foram inseridas informações e que agora será enviado a todos para análise e possíveis sugestões. 
O diretor de Administração, Roberto Faustino da Silva, aproveitou o encontro para compartilhar as informações obtidas durante reunião com o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. Manifestou preocupação com o quadro complexo que evidencia a queda de receitas e o crescimento de despesas do Estado, então propôs a formação de uma equipe para estudar mudanças no orçamento do Iprev, buscando reduzir custos.
O presidente Renato Hinnig ressaltou a Faustino a recente criação do diagnóstico do Iprev, documento que aponta diversas medidas para reduzir os custos, e que está no aguardo da resposta de uma audiência com o governador. “Dependemos de horário com o governador para que possamos lhe inteirar sobre dados de extrema gravidade e que afetam diretamente o Governo”, disse. Também lhe falou sobre o projeto “Fazer mais com menos”, iniciativa que está em construção e vai ao encontro da necessidade de conter gastos.

Iprev utilizará Sirc para controle de óbitos


O gerente de Planejamento, Marco Mota, anunciou que o programa Sirc está disponível para uso do Iprev e irá auxiliar na resolução dos processos junto ao programa  SigRH. Segundo Mota, o sistema Sirc é gratuito e mostra os óbitos diariamente. “Associado ao Disk Denúncia, promoverá a redução de fraudes que hoje representam um prejuízo de R$ 2 milhões”, explica.

Assessoria de comunicação do Iprev