Pré-lançamento do Censo Previdenciário será nesta quinta-feira em Lages

Censo Previdenciário site

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) fará na próxima quinta-feira, 21, na cidade de Lages, o pré-lançamento do projeto piloto do Censo Previdenciário. O evento será realizado durante reunião do colegiado da Agência de Desenvolvimento Regional, às 09:30hs, no auditório do MidiLages, na Uniplac.

O projeto idealizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e o Sistema SCSaúde terá duração de 90 dias com início previsto para o dia 16 de agosto, e envolve servidores ativos, inativos e pensionistas do serviço público estadual, lotados nos 12 municípios de abrangência da ADR de Lages.
Nos dias 09, 10 e 11 de agosto os servidores que atuam nos setoriais de Recursos Humanos, na área de abrangência do projeto piloto, receberão o treinamento necessário para atender os servidores ativos. Servidores inativos e pensionistas deverão comparecer à Coordenadoria Regional do Iprev de Lages, para efetuar seu cadastro censitário.
A campanha externa de divulgação do Censo Previdenciário está em fase de conclusão e em breve estará nas ruas de Lages e região. Mais informações também podem ser obtidas no site www.iprev.sc.gov.br, ou pelos telefones (49) 3289-8267 e 3289-8255.

Por que o Censo Previdenciário é importante?

Quando assumiu a gestão do Iprev, na metade de 2015, o presidente Renato Hinnig solicitou o levantamento do cadastro de segurados, com o intuito de estabelecer estratégias de gestão e comunicação mais eficientes. Analisando os relatórios atuariais recentes, foi constatado que existe uma defasagem expressiva de dados, principalmente pela falta de atualização cadastral dos dependentes. “Chamou nossa atenção o expressivo número de servidores sem dependentes, em torno de 45% do efetivo, fato que expõe uma visível distorção no cadastro, além de impossibilitar uma estimativa segura em relação à necessidade de recursos para cobertura das obrigações futuras”, explica o presidente do Iprev.
Diante do quadro preocupante, o projeto do Censo Previdenciário começou a ser desenvolvido no Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), porém, pela importância e urgência que representa, logo atraiu a atenção da Secretaria de Administração e do Sistema SC Saúde, ganhando status de projeto de Governo. O Censo Previdenciário tem o objetivo de atualizar e organizar a base de dados dos servidores públicos do Estado de Santa Catarina.
A ação direcionada a servidores ativos, inativos e pensionistas do serviço público estadual busca eliminar inconsistências no cadastro e fornecer dados fidedignos para que as projeções das obrigações com pagamento de benefícios previdenciários sejam precisas.
Considerando que a cobertura dos benefícios previdenciários se estende aos dependentes, torna-se fundamental que a unidade gestora de previdência tenha acesso à totalidade e a extensão dos compromissos pecuniários. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do Iprev, Marcelo Panosso de Mendonça, ressalta que só será possível projetar as obrigações e desenvolver um planejamento financeiro eficaz depois da realização do censo. “As projeções de acontecimentos futuros se baseiam em estatísticas, levando em conta a massa física vinculada à unidade gestora da previdência, por isso, é fundamental a organização desses dados”, destaca.
A realização do censo previdenciário representa também uma etapa importante no processo de implantação do sistema de gestão previdenciária que já está em curso. Com a obtenção de dados consistentes será possível, entre outras ações, desenvolver relatórios atuariais que permitam efetuar projeções confiáveis, eliminar inconsistências cadastrais, mediante revisão e cancelamento de benefícios indevidos, além de proporcionar uma fiscalização das contribuições previdenciárias.