Política de Investimentos é apresentada ao Conselho

conselhoNa tarde de hoje(14), o Diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso, reuniu-se com o Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência para apresentar a seus membros a Política de Investimentos do ano de 2013, tratando sobre as diretrizes para as quais serão aplicadas os recursos previdenciários da autarquia no mercado financeiro.

A Política de Investimentos foi apresentada, não só para a apreciação, mas também para a aprovação das diretrizes por parte dos Conselheiros, antes de ser apresentada ao Ministério da Previdência (MPAS). Os representantes de todos os poderes do estado tiveram a oportunidade de debater sobre estratégia de alocação dos recursos e deverão também aprovar eventuais revisões que possam ocorrer durante o exercício de 2013.

A vigência desta Política compreende o período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, e deverá ser encaminhada ao MPAS para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária, documento que garantirá o repasse de verbas da União para o Estado de Santa Catarina.

A Política de Investimentos do IPREV está embasada em cinco aspectos: segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência, tendo como objetivo principal o equilíbrio financeiro-econômico-atuarial entre seus ativos (direitos) e passivos (obrigações), respeitando os limites estabelecidos nas normas do Conselho Monetário Nacional e do Ministério da Previdência. 

O IPREV definiu como meta de rentabilidade para 2013 o resultado equivalente a uma taxa de juros mínima de 5,75% ao ano acrescida da variação do IPCA para o mesmo período. Para o diretor Marcelo Panosso, esta meta ainda não é definitiva. “É possível que haja alguma pequena variação na definição da meta, não apenas pela adequação ao cenário econômico, mas dependerá também da revisão da base de dados cadastrais dos servidores que estamos implementando em todos os poderes. Com uma base de dados concreta, sem discrepância, poderemos realizar um cálculo atuarial com mais segurança e com menos margens de erro.” – afirma o diretor.

A Política de Investimentos contém o princípio da transparência e qualquer segurado do Regime Próprio de Previdência do estado poderá observá-la acessando a página eletrônica do IPREV, no link “Política de Investimentos”, e acompanhar os relatórios mensais da rentabilidade dos recursos no link “desempenho financeiro”.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação