Poderes de SC debatem sobre investimentos do RPPS

investimentos_rppsRepresentantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Poder Executivo, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Banco do Brasil e Conselho Fiscal se reuniram na última semana para participar do Painel de Debates: Resultados e Perspectivas dos Investimentos do RPPS/SC, promovido pelo IPREV e o Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

O Presidente do IPREV abriu os trabalhos dando as boas vindas aos representantes e destacou o amplo trabalho que o Instituto vem desenvolvendo na gestão dos Fundos Financeiro e Previdenciário. “Uma das nossas bandeiras é ter uma gestão pró-ativa nas aplicações de recursos”, definiu Adriano Zanotto. Outro destaque do Presidente foi a leitura do Parecer Prévio do TCE na qual relata que o Fundo Previdenciário foi criado com a intenção de não depender de aportes adicionais do Governo e ser um Fundo sustentável. Para isso a boa administração dos recursos é fundamental¹.

Na sequência o Presidente do Conselho de Administração, Célio Peres, ressaltou a importância do evento com a participação dos técnicos de todos os poderes e passou a palavra a um dos técnicos do IPREV, o Diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso, que iniciou sua fala destacando que: “o Instituto de Previdência por dois anos consecutivos atingiu a meta atuarial e que em 2013 as alternativas de investimento disponíveis não apresentam rentabilidade satisfatória”. Marcelo ainda destacou que o evento serve como capacitação e homogeneização das informações relativas ao Fundo Previdenciário.

Logo em seguida, a empresa de consultoria do IPREV, Somma Investimentos, representada pelo economista Álvaro Desidério da Luz, apresentou cenário macroeconômico brasileiro e mundial a fim de esclarecer aos participantes os desafios da gestão em busca de rentabilidade.

1 – Santa Catarina. Tribunal de Contas. Parecer prévio sobre as contas do governo do Estado – exercício 2010. Florianópolis: Tribunal de Contas, 2012.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação