Perfil do Servidor: Rafael de Souza Monteiro

rafaeeeel

Rafael de Souza Monteiro é bacharel em direito e trabalha há um ano no IPREV, realizando seus serviços na Gerência de Avaliação e Controle Previdenciário.
O GEACP tem como uma das finalidades, a análise de compensação previdênciaria, que busca resgatar os valores de contribuições feitos eventualmente por servidores na previdência privada – INSS.
As compensações Previdenciárias são processos de pensões e aposentadorias que chegam ao IPREV depois que a pessoa já contribuiu junto ao INSS. Os servidores, assim como Rafael, fazem a análise de compensação e solicitam o valor anteriormente depositado pelo contribuinte, para que este seja guardado nos cofres públicos do Estado.
Segundo Rafael, nem todos os requerimentos retornam com o resultado positivo, e alguns acabam sendo indeferidos, haja vista que o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS -, muitas vezes possui divergências de informações. Edson Waldi Gomes, também servidor do IPREV, lembra ainda que é necessário um melhor relacionamento com as Secretarias, pois a falta de documentação que acarreta no indeferimento poderia ser resolvida se houvesse mais controle da captura e entrega à GEACP.
Com todas as atribuições do dia-a-dia, Rafael gosta do que faz. Afirma que o fluxo de trabalho é grande, mas ele e sua equipe conseguem concluir os serviços. "Dei sorte! O pessoal com qual trabalho, gosta de exercer o seu ofício, todos se ajudam. É uma equipe com ótimo ritmo de desempenho", finaliza Rafael.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação