Perfil do Servidor: Jorge Ferraro

jorgeeeeeeeeeeeeeJorge Bruno Ferraro, Auditor de Previdência do IPREV, está lotado no Instituto há quatro anos. Formado em Administração e especializado em Controladoria e Finanças, define o setor de Unidade de Controle Interno como a seção que tem por responsabilidade resguardar o Instituto em si, pelo uso correto dos serviços públicos e de possíveis problemas posteriores.

O setor possui diversas funções, como por exemplo:

     

– Orientar as gerências e diretorias para perfeita execução das despesas dos procedimentos, como uso de telefone e combustíveis dos carros.

– Participar de triagens entre os setores analisando processos referente aos valores de pagamentos a serem efetuados para aposentadoria, conferindo se os mesmos estão corretos.

– Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficiência, eficácia e efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Instituto.

– Realizar inspeções e auditorias para verificar a legalidade e legitimidade dos atos validando os resultados.

– Certificar, nas contas do Instituto, anualmente, a gestão dos responsáveis por bens e recursos financeiros e orientar os gestores no desempenho de suas funções e responsabilidades.

jorgeeeee_2Ferraro informa que sua função no IPREV, faz parte de sua formação acadêmica, e esse é um ponto positivo que faz com que goste do seu trabalho. "Procuro desempenhar da melhor maneira possível", comenta. No setor, trabalham com Jorge, outros cinco servidores: Abelardo Rocha Junior, José Antônio Zortêa, Denise de Souza, Lonita Tonial e Marli Pires (lotada no GABP, mas que também fornece seus serviços à UCI).

O dia-a-dia do setor é corrido, agitado, com visitas freqüentes de servidores e colaboradores de outras gerências, solicitando resolução de processos ou até mesmo consultando os servidores da UCI. Estes, precisam sempre estar atualizados a qualquer legislação colocada em prática, pois há uma demanda grande das gerências para sanar suas dúvidas, muitas vezes da área administrativa, jurídica e contábil.

jorgeeeeeeeee1

Como projeto, os servidores têm a intenção de que haja maior fortalecimento da Unidade, ampliando a competência da mesma, sendo ela mais presente nos setores.

Abelardo comenta um fato interessante, em que a Secretaria de Administração e outros órgãos solicitaram informações de como funciona a nossa Unidade de Controle Interno, pois os mesmos possuem interesse de implementar este serviço em suas repartições.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação