Pensões de 2013: Fatos e Dados

penses_2013No ano de 2013, o IPREV concedeu 631 novas pensões aos dependentes dos segurados do Regime Próprio de Previdência. Nesse mesmo ano também foram canceladas 418 pensões, decorrentes de falecimentos de pensionistas ou da perda da qualidade de dependentes.

Em 2013 novos casos de pensões ocorreram, como no exemplo da relação de união estável de uma ex-segurada do Regime Próprio de Previdência de SC com sua companheira. O relacionamento durou seis anos, e a requerente conseguiu a pensão por morte na qualidade de companheira em união homoafetiva. Após documentos e comprovações, o IPREV reconheceu o direito da companheira. Nesse ano, foram três casos de pensões concedidas para companheiros homoafetivos.

Fraudes também foram apuradas em 2013. O Iprev apurou um esquema de fraude na pensão de João José que causou aos cofres públicos um rombo de pelo menos R$ 441 mil. Por meio de uma denúncia, o Instituto descobriu que o salário do pensionista de Joinville, de valor inicial aproximado de R$ 3 mil, foi sacado ao longo de uma década, mesmo após a morte dele. Isso porque alguém conseguiu se passar por João José neste tempo todo, assinando o recadastramento anualmente na agência do Iprev de Joinville.

Para este ano de 2014, novos reajustes estão previstos para algumas categorias de pensionistas com direito à paridade, e também pelo reajuste anual proveniente do novo teto definido pelo INSS. O IPREV continuará com sua missão de garantir aos segurados os benefícios previdenciários e permanecerá atento às possíveis fraudes causadas aos cofres públicos.