OAB/SC realiza encontro para debater sobre violência financeira contra o idoso

OAB idoso site

A utilização do crédito consignado como forma de violência financeira será tema de palestra promovida pela Comissão de Direito do Idoso

O crédito consignado é um dos principais motivos do crescimento da inadimplência entre os idosos. Para a presidente da Comissão de Direito do Idoso, Marilene de Campos, este é também mais um reflexo do quadro de vulnerabilidade econômica em que eles se encontram.
“Uma forma frequente de abuso financeiro contra idosos é fazer empréstimos em seu nome”, explica. “Há idosos que ficam sem dinheiro para comprar roupas e remédios porque sua renda está comprometida com empréstimos dos quais ele não usufruiu”.

Para tratar desta temática, será realizada na próxima terça-feira (22), às 14h30, no Auditório da OAB/SC, uma reunião técnica entre membros da comissão e convidados. Além disso, será ministrada a palestra “Violência Financeira contra o Idoso: A utilização do crédito consignado”, por Tadeu Pedro Vieira, coordenador do Programa de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade.

A violência contra a pessoa idosa é, e deve ser, entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. A violência financeira contra o Idoso é crime e pode ser considerada como qualquer prática que visa à apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa. Geralmente é cometida por familiares, profissionais e instituições.

De acordo com o Conselho Estadual do Idoso, através das denúncias vindas do Disque 100, em Santa Catarina, foram registradas, em 2015, 788 denúncias de violências ocorridas em 142 municípios, sendo 263 de abuso financeiro. Já em 2016, foram 1.021 denúncias ocorridas em 149 municípios, sendo 347 de abuso financeiro. Ou seja, a violência financeira cresceu quase 32%.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Assessoria de comunicação do Iprev