O tema é a Reforma da Previdência!

Desde o começo do mês as discussões sobre a Reforma da Previdência têm ficado em evidência em Santa Catarina. O Governo do Estado promoveu uma série de reuniões para abordar a Reforma da Previdência dos servidores públicos e sanar dúvidas sobre a proposta. O chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), Marcelo Panosso Mendonça, participaram de diversos encontros.

09.jun Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina
Apresentação da pauta para as lideranças empresariais de todos os segmentos da economia catarinense. Ao final do encontro as lideranças demonstraram o apoio de todas as entidades sobre a necessidade de reforma para a melhora da economia catarinense.

15 e 16.jun ALESC
Apresentação da pauta para os deputados, objetivando a boa comunicação entre o legislativo e o executivo em uma matéria de tamanha importância. O presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal, salientou que essa primeira conversa foi essencial para que os deputados conheçam a intenção do Governo e prometeu dar celeridade à tramitação da proposta na Casa Legislativa.

 

17.jun Frente de Livre Comércio e Desburocratização
Apresentação da pauta e apoio da frente de livre comércio para a aprovação da matéria.

 

 

 

 

17.jun FACISC
Apresentação da pauta para as lideranças empresariais de todos os segmentos da economia catarinense. O presidente da Federação, Sérgio Rodrigues Alves, disse que a necessidade da Reforma é para que Santa Catarina não se transforme em um mau exemplo no futuro.

 

18.jun NSC, GRUPO ND e SCC SBT
Apresentação da pauta para a mídia catarinense, visando o apoio na pulverização da matéria a todos os catarinenses de forma clara e objetiva.

23.jun FECOMÉRCIO
Apresentação da pauta para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina. A entidade manifestou apoio sobre a necessidade de reforma para a melhora da economia catarinense.

25.jun FIESC
Apresentação da pauta para a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina . O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a necessidade da reforma da previdência estadual para resolver um problema crônico, que é da sociedade catarinense, que todo o mês tem que por R$ 400 milhões para cobrir o rombo.

 

25.jun FAESC
Apresentação da pauta para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Estado de Santa Catarina – que também sinalizou apoio ao projeto da Reforma da Previdência em Santa Catarina.

 

A reforma da previdência tem dois objetivos principais:

1º Manter adimplida todas as obrigações do tesouro estadual, possibilitando o pagamento de salários e benefícios em dia.

2º Reduzir a parcela que as finanças estaduais contribuem para o sistema de seguridade.
Hoje, cerca de 90% dos gastos previdenciários (contribuição patronal, aportes e outros) são obrigações do tesouro estadual. A reforma vem para corrigir estas imperfeições da previdência estadual catarinense.