O MARCO NA PREVIDÊNCIA*

No dia 16 de dezembro foi marcada a reformulação na previdência pública no Brasil com a promulgação da Emenda Constitucional nº 20 no ano de 1998. Passados treze anos, novas emendas constitucionais sobrevieram, a EC nº41 e EC nº47, e a previdência já não é mais a mesma. O País avançou e o grande desafio é diminuir o déficit previdenciário e ao mesmo tempo, preservar as garantias e conquistas para todos os servidores públicos que, dignamente, contribuíram e contribuem para a construção de um Estado de Direito.

Santa Catarina instrumentalizou a previdência de seus servidores, dando a roupagem das normas constitucionais com a criação do IPREV no ano de 2008. E nestes poucos mais de três anos, nosso Instituto de Previdência busca diariamente a melhor organização, eficiência e excelência nos serviços prestados e no atendimento dos segurados para o fiel cumprimento de sua missão, pois o IPREV existe para assegurar aposentadoria e benefícios dignos, futuro seguro e tranqüilo para todos os servidores públicos de nosso Estado.

Somam-se a esses compromissos, os de inovar e surpreender os servidores catarinenses, difundindo a cultura previdenciária com uma gestão de agilidade, transparência, segurança, confiabilidade e profissionalismo, implementando as melhores e mais modernas soluções de gestão para o IPREV, com a otimização de recursos, a gestão compartilhada com todos os órgãos e Poderes do Estado, de modo a cumprir o mandamento legal, sempre respeitando o interesse de toda cidadania.

A impressionante capacidade dos servidores do Instituto tem permitido uma série de avanços para Santa Catarina. O incremento na arrecadação perseguida diariamente pelo Instituto; a conquista da melhor rentabilidade dos recursos previdenciários; a expressiva economia registrada com a redução de despesas, processos e procedimentos; a implementação do programa de modernização das Agências Previdenciárias; a criação do Programa de Qualidade na Aposentadoria e a agilidade administrativa implementada na análise dos requerimentos de compensação previdenciária e da captação destes recursos para nosso Estado são apenas alguns dos exemplos que já fazem hoje com que o IPREV e seus servidores sejam reconhecidos como referência nacional pela excelência técnica nas atividades desenvolvidas.

Portanto, passada a data em que se comemora os treze anos da Emenda 20, que consolidou o novo modelo previdenciário com ênfase no caráter contributivo e na necessidade de equilíbrio financeiro e atuarial na previdência pública, registramos o reconhecimento pelo imperioso trabalho e pela dedicação dos servidores do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, que ao consolidarem o modelo em nosso Estado, asseguram a tranqüilidade de todos os catarinenses.

* Adriano Zanotto – Presidente Instituto de Previdência de Santa Catarina – IPREV –

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação