Ministério da Previdência integra Iprev/SC ao SIRC

Hinnig e Mota 2 site

O presidente do Iprev, Renato Hinnig, e o gerente de Planejamento, Marco Mota, estiveram nesta quarta-feira, 13, em Brasília, para reivindicar junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social o acesso o Sistema de Registro Civil (SIRC), mecanismo que informa em poucos dias a ocorrência de óbitos. De acordo com Hinnig, muitas vezes o Iprev chega a levar meses até descobrir o óbito de um segurado, fato que gera pagamentos indevidos de benefícios. “Hoje estamos tentando reaver cerca de R$ 2,5 milhões que, por falta de informação, foram pagos depois do óbito do segurado e não devolvidos pelos familiares”, destaca.

Além de eliminar o risco futuro de pagamentos indevidos, o gerente de Planejamento, Marco Mota, ressalta a ação de combate às fraudes na previdência catarinense. Mota explica que os valores pagos posteriormente ao óbito do segurado devem ser devolvidos, portanto, a apropriação por parte de familiares é ilegal. “A utilização do SIRC evitará prejuízos aos cofres públicos e permitirá a identificação de pessoas que muitas vezes passam meses recebendo valores em nome do finado”.

Hinnig e Mota também estiveram no INSS com o objetivo de trocar experiências e estudar a construção de parcerias que possam beneficiar o Instituto de Previdência catarinense. “Estamos em busca de solução para melhorar a gestão do Iprev e reduzir custos previdenciários. O acesso ao SIRC é uma conquista importante, mas ainda temos muitos desafios a superar”, conclui o presidente.

Assessoria de comunicação do Iprev