IPREV – Um modelo a ser seguido

artigo_zanotto_mArtigo redigido pelo Presidente do IPREV, Adriano Zanotto, e publicado no jornal Diário Catarinense deste sábado, 15 de setembro, data em que o Instituto comemorou seus 103 anos de existência:

O governador Gustavo Richard (1906-1910) realizou obras importantes para o estado, como a construção do Palácio do Congresso, a Biblioteca Pública, a Diretoria de Higiene, o Liceu de Artes e Ofícios, o calçamento da Praça XV de Novembro, entre outras. Mas a ação mais visionária de seu Governo foi, certamente, a criação, em 1909, do antigo montepio. Da sua evolução surge, em 1962, o IPESC, que, ao evoluir para o modelo de previdência, fruto das alterações constitucionais e conceituais, embasadas na previdência contributiva e no equilíbrio atuarial e financeiro, transformou-se no atual IPREV.

Neste dia 15 de setembro, estamos comemorando os 103 anos de criação desta importante instituição, responsável por pensar e planejar a previdência dos servidores catarinenses.

A partir de 2008, foram muitos e significativos os avanços conquistados. Passou-se de um órgão responsável pela saúde do servidor, concessão de empréstimos subsidiados, carteira habitacional e farmácia, para um órgão responsável pela boa gestão capaz de garantir a tranquilidade do futuro do servidor do estado.

Graças ao apoio e à dedicação de seus servidores, o Instituto de Previdência de Santa Catarina tem buscado controlar o déficit previdenciário que se aproxima dos 2 bilhões de reais.

Felizmente, o futuro já não é mais a incógnita que costumava ser.Hoje, graças à correta e profissional aplicação dos recursos, bem como ao eficaz combate a todo e qualquer tipo de fraude, o Fundo Previdenciário é a certeza de uma aposentadoria tranquila para todos os servidores catarinenses.

Com respeito ao passado e compromisso com o futuro, o IPREV, neste dia 15 de setembro, tem muito a comemorar.”