IPREV reúne-se com ParanaPrevidência

Nesta semana, o diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do IPREV, Marcelo Panosso, e o gerente de Investimentos, Francisco Carlos de Souza, visitaram a ParanaPrevidência para discutirem uma pauta conjunta a ser tratada no CONAPREV, abordando interesses dos RPPS’s do sul do Brasil.

A necessidade de interação com o Paraná se iniciou durante a 26ª reunião do CONAPREV, realizada em abril deste ano, na qual a diretoria do IPREV em conversa com o presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, detectaram interesses em comum entre os estados.

paranaprevidenciaNa visita desta semana, os órgãos pautaram sobre as alternativas de investimentos para os RPPS’s em conformidade com a CMN 3922, buscando a eficiência e seguridade para os recursos.

Aspectos comparativos puderam ser identificados nos dois órgãos. A ParanaPrevidência realizou sua segregação de massa em 1998, obtendo nesses anos uma ampla experiência na gestão de 3 Fundos: Fundo Financeiro, Previdenciário e Militar. Já a distinção dos fundos do IPREV se inicou em 2008 com a criação do Fundo Previdenciário caracterizado por um regime de capitalização. Sob a gestão da ParanaPrevidência tem um ativo de 5,6 bilhões, e o Fundo Previdenciário do IPREV totaliza 69 milhões.
A previdência do PR tem em seu quadro cerca de 242 mil segurados, enquanto SC totaliza um pouco mais de 122 mil.

A reunião trouxe um ótimo resultado de comparativo das massas e de anseios em comum entre os órgãos estaduais. Não só no que diz respeito aos recursos, mas também trocando experiências de todo o sistema de controle e informatização desde a entrada do pedido de aposentadoria.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação