Iprev quer reciprocidade do INSS em relação à compensação previdenciária

Foto site

Na última terça-feira, 06, o Iprev entregou à superintendente da Região Sul do INSS, Kathia Maria Moreira Braga, um ofício no qual a Autarquia solicita mais uma vez o empenho daquela Instituição, no sentido de dedicar ao estado catarinense um tratamento equivalente em relação ao trabalho de compensação previdenciária. Essa é a terceira reunião desde o mês de outubro de 2017 em busca de soluções acerca do baixo desempenho do órgão federal em relação à análise dos processos oriundos do Iprev.

Para que o Instituto de Previdência possa efetivamente trazer novos recursos para Santa Catarina, por meio da compensação entre os Regimes, é fundamental que o INSS imprima ritmo semelhante na análise dos processos encaminhados pelo Iprev, que estão parados desde o ano de 2014. “Estamos realizando um grande trabalho em torno da compensação previdenciária, com apoio e total interesse do Poder Executivo. Por isso, não mediremos esforços para assegurar essa contrapartida do INSS”, destaca o presidente Roberto Faustino.
Kathia Braga reconhece que o setor de compensação do INSS em Santa Catarina tem grande estoque de processos represados para análise, porém, aponta como causa a falta de efetivo. Assim como havia alertado em reuniões anteriores, a superintendente entende que a solução passa inevitavelmente por articulação política em Brasília, visto que a estrutura regional não dispõe de condições para estabelecer uma força-tarefa voltada a destravar o processo de compensação.      
De acordo com o presidente Roberto Faustino, o próximo passo será conversar com a chefe de Divisão de Compensação Previdenciária do INSS, em Brasília, Josirene da Costa Santana Lourenço. Faustino explica que a diretoria do Iprev vai esgotar todas as possibilidades de diálogo junto ao Regime Geral de Previdência, de modo a promover um histórico contundente para que o Poder Executivo intervenha politicamente junto à presidência do INSS para desfazer o entrave. “O governador Eduardo Moreira já acenou positivamente à questão e aguarda os desdobramentos para que a equipe de governo entre em ação”, conclui.
Também participaram da reunião: o diretor de Administração do Iprev, Ademir da Silva Matos; diretor de Previdência do Iprev, Francisco Cardoso de Camargo Filho; o assessor da presidência do Iprev, Amilcar Braga; o gerente de Avaliação e Controle Previdenciário do Iprev, Eugenio Evangelista Vieira; e o chefe da Divisão de Benefícios do INSS, Jeferson Dossin.

Assessoria de comunicação do Iprev