Iprev planeja realizar censo previdenciário em todo o Estado

DSC 0273 site
Um grupo de trabalho composto por servidores do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina trabalha desde o início do ano no planejamento de um censo previdenciário, com o objetivo de atualizar e organizar a base de dados dos servidores públicos do Estado de Santa Catarina. A ação direcionada a servidores ativos, inativos e pensionistas do serviço público estadual busca eliminar inconsistências no cadastro e fornecer dados fidedignos para que as projeções das obrigações com pagamento de benefícios previdenciários sejam mais precisas.

Quando assumiu a gestão da Autarquia, na metade de 2015, o presidente Renato Hinnig solicitou o levantamento do cadastro de segurados, de modo a estabelecer estratégias de gestão e comunicação mais eficientes. Hinnig constatou através dos relatórios atuariais mais recentes que de fato existe uma defasagem de dados, principalmente pela falta de atualização cadastral dos dependentes que, para o Instituto, são potenciais beneficiários. “Chamou nossa atenção o expressivo número de servidores sem dependentes, fato que expõe uma visível distorção no cadastro, além de impossibilitar uma estimativa segura em relação à necessidade de recursos para cobertura das obrigações futuras”, explica.

Considerando que a cobertura dos benefícios previdenciários se estende aos dependentes, torna-se fundamental que a unidade gestora de previdência saiba com precisão a totalidade e a extensão dos compromissos pecuniários. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do Iprev, Marcelo Panosso de Mendonça, ressalta que só será possível projetar as obrigações e desenvolver um planejamento financeiro eficaz depois da realização do censo. “As projeções de acontecimentos futuros se baseiam em estatísticas, levando em conta a massa física vinculada à unidade gestora da previdência, por isso, é fundamental a organização desses dados”, destaca. 

A realização do censo previdenciário representa também uma etapa importante no processo de implantação do sistema de gestão previdenciária que já está em curso. Com a obtenção de dados consistentes será possível, entre outras ações, desenvolver relatórios atuariais que permitam efetuar projeções confiáveis, eliminar inconsistências cadastrais, mediante revisão e cancelamento de benefícios indevidos, além de proporcionar uma fiscalização das contribuições previdenciárias.  

Projeto piloto será executado no município de Lages

O grupo de trabalho criado para promover  estudos e análises para a realização de censo previdenciário terá um prazo de 90 dias para indicar as demandas necessárias para a concreção do censo.

Findo esse prazo está prevista a primeira etapa do censo, a título de projeto piloto, a ser executada no município de Lages, abrangendo os servidores lotados em todos os órgãos do Poder Executivo, situados naquela municipalidade. 

Assessoria de comunicação do Iprev