O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) esteve representado no 1º Congresso Catarinense de Direito Previdenciário no RPPS, realizado na sede da OAB/SC, em Florianópolis, no dia 29 de setembro. O evento, inédito no Estado, reuniu advogados(as), procuradores, magistrados, gestores públicos e especialistas de renome nacional para debater os principais temas relacionados aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
Participaram pelo IPREV as servidoras Liamara Meneghetti, diretora de Previdência, Natania Hübner, Dagmar Fava e Luana Pozza, que acompanharam os painéis técnicos e participaram das discussões sobre os desafios e as boas práticas na gestão previdenciária.
Organizado pela Comissão Estadual de Direito Previdenciário (Regime Próprio) da OAB/SC, o Congresso teve como objetivo fortalecer o diálogo técnico e jurídico entre os diversos atores envolvidos com a previdência pública. A programação foi marcada pela qualidade dos debates e pela troca de experiências, abordando jurisprudências, estratégias processuais e dilemas da gestão.
A programação foi dividida em quatro grandes eixos:
- Desafios Iniciais e Estratégias no RPPS – com discussões sobre o início da carreira na área, atendimento aos servidores e previdência complementar;
- Cálculos, Planejamento e Benefícios – com painéis sobre acúmulo de vínculos, pensão por morte e estratégias de cálculo;
- Aposentadorias Diferenciadas – com foco nas aposentadorias de pessoas com deficiência e especiais;
- Gestão e Institucionalidade do RPPS – debatendo a reforma da previdência e os desafios institucionais.
Representando o presidente do IPREV, Mauro de Oliveira, a diretora de Previdência, Liamara Meneghetti, compôs a mesa de autoridades. Em sua fala, ressaltou a importância da aproximação entre instituições e a necessidade de garantir segurança e acesso à informação:
“Eventos como este fortalecem nossa missão de garantir direitos e ampliar o conhecimento que sustenta a Previdência Pública. A troca de experiências é fundamental para aprimorar práticas, alinhar entendimentos e consolidar a previdência como um todo. Estamos à disposição para contribuir sempre que necessário, pois sabemos que legislações previdenciárias passam por constantes mudanças e impactam diretamente a vida dos cidadãos. Nosso compromisso é desburocratizar, orientar corretamente e manter a previdência pública sólida e sustentável.”
O IPREV segue comprometido em acompanhar, participar e fomentar discussões que promovam o fortalecimento institucional e a proteção social, garantindo dignidade e segurança aos servidores públicos catarinenses e seus beneficiários.
01/10/2025
Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação