Uma equipe multidisciplinar do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) esteve presente nesta quinta-feira (25), na sede da Associação das Pensionistas do IPREV (APIPREV), para iniciar os testes do novo sistema de recadastramento e prova de vida digital. O encontro ocorreu durante a tradicional reunião semanal das pensionistas, que sempre se encontram para um café da tarde.
Participaram da ação servidores da Diretoria de Previdência, da Central de Atendimento, do Controle Interno e da área de Tecnologia da Informação do IPREV, em parceria com a Agenda Assessoria. O objetivo foi auxiliar as pensionistas na utilização do aplicativo MEU RPPS, novo software previdenciário em fase de implantação no Instituto.
Um dos módulos em teste é o de recadastramento e prova de vida. Durante o encontro, a equipe fez a instalação do aplicativo, orientou as participantes, realizou cadastros, coleta de documentos, leitura facial e outros procedimentos que futuramente serão necessários.
Segundo a gerente da Central de Atendimento, Cristine Pazenhagen, a etapa é fundamental para validar o funcionamento da ferramenta:
“Baixamos o aplicativo para as pensionistas e explicamos como funciona, apenas para fins de testes, verificando se há necessidade de ajustes e melhorias. Ainda não é o produto final, mas elas já puderam entender o que vai acontecer daqui por diante”, explicou.
Cristine destacou ainda que o MEU RPPS trará várias facilidades para aposentados e pensionistas:
“Além da prova de vida, os beneficiários terão acesso a contracheques, processos, simulações de aposentadoria e outros serviços diretamente no celular.”
A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelas pensionistas, que participaram ativamente dos testes. Muitas delas destacaram a importância do acompanhamento presencial da equipe do IPREV, já que golpes digitais voltados a idosos têm se tornado cada vez mais comuns.
O Diretora de Previdência, Liamara Meneghetti, ressaltou que o Instituto seguirá com os testes junto a aposentados e pensionistas, mas reforçou que, neste momento, a prova de vida ainda não é obrigatória: “O IPREV divulgará oficialmente quando a funcionalidade entrar em vigor de forma definitiva. Até lá, seguimos em fase de adaptação e aprimoramento.”
Ao final do encontro, ficou a sensação positiva de confiança e acolhimento. Como resumiu uma das participantes, em tom descontraído:
“Quando for pra valer, vocês vêm de novo?”
26/09/2025
IPREV