Iprev inicia projeto de capacitação com servidores da Fazenda

Foto geral SEF site
Começou na tarde desta quinta-feira, 23, na Escola Fazendária, o curso de capacitação voltado a servidores da Secretaria de Estado da Fazenda que lidam com assuntos relacionados ao RPPS/SC. O presidente Renato Hinnig participou da abertura dos trabalhos juntamente com os diretores Francisco de Camargo Filho, de Previdência, e Roberto Faustino da Silva, de Administração, além do corpo técnico do Iprev. “Numa feliz coincidência, enquanto vocês buscavam essas informações nós nos preparávamos para fornecê-las. Por isso, concretizamos tão rapidamente esse treinamento”, destacou Hinnig aos fazendários.

De acordo com o gerente de Planejamento, Marco Mota, que coordenou o desenvolvimento do projeto, o objetivo é de impor agilidade nas análises de processos de concessão de aposentadoria e pensão. Atualmente os processos encaminhados às gerências responsáveis pela análise apresentam inúmeras inconsistências, elevando o tempo médio de concessão e custos de diligência para o atendimento dos requisitos legais mínimos, necessários para o acolhimento dos pedidos. “Vamos promover uma necessária integração entre o Iprev e os RH setoriais, com custo mínimo relativo apenas a materiais e local, já que as aulas são ministradas por servidores”, explica Mota.
A gerente de Inativos, Karine Gracia, responsável pelo staff de professores e conteúdo proposto, ressalta que a capacitação proporcionará a eliminação de erros e omissões nos processos de solicitação de aposentadoria e pensão, que se originam nos setoriais de recursos humanos e de gestão de pessoas do Poder Executivo. “Estabelecendo uma comunicação mais eficiente e capacitando os servidores que lidam diretamente com os processos de aposentadoria, averbação e pensão, poderemos melhorar significativamente a quantidade e qualidade das informações dos processos”, argumenta.
Alunos SEF site
O curso será ministrado em quatro encontros, sempre as quintas-feiras, e os assuntos discutidos nesta primeira edição são referentes à averbação e aposentadoria. Os servidores da GERIN, Luiz Carlos de Melo Filho e Deise Yabuk, foram os professores desta primeira aula. Alguns estudantes que cumprem estágio no Iprev também participam do curso, como forma de aprimorar seus conhecimentos.

Projeto será replicado às demais áreas do Poder Executivo

Diretores SEF site
Servidor de carreira da Secretaria da Fazenda, o presidente Renato Hinnig relatou aos fazendários sua experiência junto ao Iprev, de modo a evidenciar a falta de conhecimento dos servidores sobre a previdência. “Antes de assumir o Iprev, conhecia o básico sobre previdência, por isso, me dediquei a buscar informações e me aprofundar no tema. Hoje digo a vocês que temos um grave problema nas mãos e, mais do que nunca, é preciso que as pessoas saibam o que representa o déficit previdenciário para a sociedade”.
Hinnig citou exemplos como a crise da Grécia e a situação complexa hoje vivida pelos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente, o déficit da previdência estadual cresce em torno de R$ 500 milhões ao ano e em 2016 chega aos R$ 4 bilhões. “Esse é o primeiro curso de muitos outros que pretendemos ministrar a todos os servidores estaduais. A cultura previdenciária precisa ser desenvolvida no funcionalismo público, já que são os futuros beneficiários do sistema”, conclui.
O diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho, destacou a união de forças entre Iprev e Fazenda e elogiou a iniciativa, parabenizando os principais envolvidos. Também fez ressalva à participação dos estagiários, elogiando a oportunidade dada pelo Iprev e agradeceu a receptividade da Secretaria. O diretor Roberto Faustino também elogiou o projeto e, destacando o pouco tempo em que assumiu seu posto na Autarquia, fez questão de permanecer no local após o início das aulas para buscar mais informações.

O gerente de Gestão de Pessoas da Secretaria da Fazenda, José Henrique Pedro, foi o responsável por recepcionar a comitiva do Iprev. Agradeceu pela cooperação do Instituto e reconheceu a importância do projeto na melhoria operacional. Também fez um agradecimento especial ao presidente Renato Hinnig, do qual foi colega fazendário, destacando sua importância e seu legado junto àquela Secretaria. “Se hoje temos uma Secretaria da Fazenda eficiente, devemos muito ao grande trabalho na área tributária executado pelo Renato Hinnig”, declara.