IPREV inicia capacitação em Planejamento Estratégico

Planejamento e estratégia em organizações públicas. Cadeia de Valor. Macro Processos. Missão. Visão. Objetivos. Indicadores sociais e econômicos. Prazos. Desenvolvimento e Decisões de estratégias nas organizações… Tudo isso e um pouco mais são elementos que constituem o Planejamento Estratégico, curso no qual os servidores do Iprev estão estudando e se capacitando para definir os rumos e os papéis do Instituto.

“O curso foi muito proveitoso. Tive a oportunidade de rever alguns conceitos e aplicá-los no Iprev. Foi uma semana de construção. A cada dia que passava as ideias iam tomando forma e ao final penso que conseguimos entender um pouco mais sobre os objetivos e metas a serem alcançadas e definir qual o propósito  do Instituto . Além disso, a oportunidade de interagir com as demais gerências e colegas foi uma experiência muito agradável. (Carine)

“O curso me surpreendeu positivamente, os conceitos teóricos aprendidos puderam ser colocados em prática na nossa realidade. Situações complicadas foram abordadas por novos pontos de vista, o que acarretou em ideias inéditas para a solução dessas demandas. (Gisele)”

A primeira turma do curso já concluiu a ementa e receberam seus certificados. A segunda turma iniciará as atividades no dia 1º de março. Serão ao todo 42 servidores do Instituto capacitados nesta primeira etapa.

“O curso foi de suma importância para que pudéssemos conhecer o IPREV como um todo e não somente a área em que atuamos. Foi possível observar que o Planejamento Estratégico se bem desenvolvido e corretamente implementado envolverá fatores que otimizarão a operacionalização das atividades e o tempo de execução, acarretando na entrega de um serviço eficiente e de qualidade aos segurados. (Silvana)”

Ministrado por Luiz Ricardo de Souza, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o curso perpassa por todas as etapas do Planejamento, desde a definição de “Qual é o negócio do Iprev?” até as etapas de desenvolvimento e ações.

“Em minha vida profissional, fiz inúmeros cursos voltados para gestão estratégica entretanto, nada parecido com este curso. Bem atual e com uma condução didática moderna e de fácil compreensão. (Saulo)”

“O curso foi bem proveitoso, aguçando nosso olhar para diversos aspectos do IPREV, o que proporcionará nossa contribuição na realização de um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, para que produza melhorias e benefícios à instituição. (Carolina)”

A intenção do Presidente do Instituto de Previdência, Marcelo Panosso, é justamente aliar os servidores, para que juntos também se tornem agentes nas proposições, para que engajados definam os rumos do Iprev. “O planejamento estratégico do IPREV está apenas no início, após estarmos capacitados, o trabalho de construção se inicia, utilizando o conhecimento e ferramentas adquiridas em nosso curso. Foi surpreendente a dinâmica e metodologia aplicada nas aulas, nos fez refletir muito sobre os rumos da organização”

Ainda segundo o presidente, já estão em andamento alguns projetos, como a construção de webservice que será a porta de entrada dos requerimentos de benefícios, a central de atendimento multicanal (telefone, whatsapp, chat e por hora marcada) que funcionará no casarão, e a manualização das operações.

“Todos já estão em produção, deveremos implementar gradualmente os novos controles internos e procedimentos, sejam de instrução dos processos, fluxos, atendimento e análises técnicas”

“Chegamos em uma época de nossas vidas em que  buscamos encontrar um propósito para ela. Só quem é mais velho sabe do que estou falando. Acredito que o IPREV, como organização, alcançou esta época. Ou nos posicionamos de forma que a sociedade reconheça o propósito de nossa organização, ou outras farão nosso trabalho. A possibilidade de, neste momento, podermos conhecer a metodologia de Planejamento Estratégico com a excelência apresentada, pelo prof. Luis da ENA, é impar. (Jean)”

“É muito mais que um curso, é uma reflexão de vida, um questionamento sobre aonde queremos trilhar junto com Iprev, um curso que nos fomenta, nos atiça. (Fernando)”