IPREV em parceria com a SEA avançam no desenvolvimento do novo sistema previdenciário: SISPREV WEB

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV), em colaboração com a Secretaria de Estado de Administração (SEA), está avançando na implementação de um sistema revolucionário de gestão previdenciária denominado “SISPREV WEB”.

Este novo sistema abrangente representa um marco na modernização dos processos previdenciários, integrando desde o cadastro inicial até a concessão de benefícios, processos administrativos, gestão financeira, incluindo folha de pagamento, arrecadação previdenciária e investimentos, além de oferecer módulos para geração de relatórios e integrações.

Uma das características essenciais do SISPREV WEB é sua capacidade de integração com o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) do Estado de Santa Catarina, administrado pela SEA. Isso significa que o sistema será capaz de automatizar a coleta de dados relevantes do SIGRH para alimentar a base de dados do SISPREV WEB, permitindo que o IPREV opere de forma eficiente neste ambiente. Além disso, o sistema também poderá enviar informações de volta ao SIGRH, estabelecendo uma comunicação bidirecional.

Recentemente, em uma reunião realizada em 11 de março entre o IPREV, a Secretaria de Estado de Administração (SEA) e a Agenda Assessoria, empresa contratada para o desenvolvimento do software, foram discutidas novas demandas para o projeto em andamento. Uma das principais questões abordadas foi a necessidade de solicitar documentos e informações adicionais a serem transmitidos entre o SIGRH e o SISPREV WEB.

Durante esta reunião, ficou acordado que o SIGRH fornecerá ao SISPREV WEB uma série de documentos essenciais para a análise de direitos previdenciários, bem como para a manutenção dos vínculos de servidores inativados e das pensões por eles instituídas. Esses documentos incluem dados como assentamento de afastamento, informações financeiras, tabela de vencimentos (referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários), transcrição funcional, mapa de tempo de contribuição, entre outros.

Por outro lado, ficou estabelecido que o SISPREV WEB enviará informações para o SIGRH, principalmente relacionadas à averbação de tempos anteriores. Isso inclui dados específicos que permitirão o cálculo automatizado do tempo de contribuição, tanto em condições normais quanto especiais, além da validação do cumprimento de requisitos. Essa troca de informações será crucial para a eficácia da averbação do tempo, tanto em contextos previdenciários quanto para a concessão de vantagens enquanto o servidor estiver ativo.

Após a definição dessas etapas, o novo módulo previdenciário está programado para entrar na fase de testes, com previsão de conclusão para outubro de 2024. Este sistema promete trazer maior eficiência, transparência e agilidade na gestão previdenciária do Estado de Santa Catarina, beneficiando tanto os servidores quanto a administração pública como um todo.

 

Estiveram presentes na reunião:

SEA: Daniel Andrade, Edurado Jonker, Maristela Garcia Andrade, Ruth Jonk eSabrina Medeiros.

IPREV: Carine Galdolfi, Décio Regis, Emerson Bion, Ernesto Filho, Homero Pieritz Karine Garcia, Lonita Aiolfi, Marcelo Puricelli e Rogério Fernandes.

AGENDA ASSESSORIA: Éder Moraes, Eliana Sassagima.