Iprev e Udesc discutem parceria nas áreas de comunicação e pesquisa

Renato Hinnig e vice reitor SITE

O presidente do Iprev, Renato Hinnig, se reuniu nesta segunda-feira (22) com o vice-reitor da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina, professor Marcus Tomasi, e com o diretor geral da ESAG, doutor Arnaldo José de Lima, para discutir sobre uma possível parceria entre as instituições. O projeto, que deve ganhar caráter oficial com a assinatura de um Termo de Cooperação, visa aprimorar a comunicação do Instituto com seus servidores e segurados, bem como ampliar o estudo sobre os desafios da previdência catarinense através de debates acadêmicos. Também participou da reunião a diretora Jurídica do Iprev, Silvana Westarb.

De acordo com Hinnig, a parceria com a Udesc é a primeira ação em torno do foco a que propõe direcionar sua gestão a frente do Instituto, “com criatividade e desprendimento para que possamos ver com novos olhos essa questão tão importante para Santa Catarina, que é o déficit previdenciário”. Outro ponto importante que o presidente aposta é o da comunicação como mecanismo facilitador de trâmites internos e externos. “A falta de informação ainda causa grandes entraves na rotina do Iprev e na vida dos servidores, ativos e inativos”, destaca.

O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, considera que o carro-chefe dessa parceria será a ampliação do debate a respeito da previdência catarinense e nacional no âmbito acadêmico. Tomasi ressalta o grande potencial intelectual a ser empregado em tão complexa situação e acredita nos bons resultados do processo. “São muitas as possibilidades de atuação conjunta e a Udesc se propõe a contribuir de forma significativa, inclusive promovendo debates com personalidades nacionais e internacionais sobre o tema”, explica.

Da mesma forma o diretor da ESAG, Arnaldo José de Lima, também se mostrou bastante entusiasmado com a parceria, destacando algumas possibilidades de ação, entre elas, estabelecer espaço junto à programação da rádio Udesc, com material informativo, além de confeccionar materiais também direcionados à comunicação pública por meio dos laboratórios universitários e cursos de extensão. “Muitas vezes os servidores que se aproximam da aposentadoria não dispõem das informações necessárias para iniciar o processo, ou mesmo os servidores ativos desconhecem questões que podem gerar transtornos em processos administrativos. Podemos melhorar esse quadro”, conclui.

A Udesc deve encaminhar nos próximos dias o Termo de Cooperação que será apreciado pelo corpo jurídico do Instituto, conforme acertado com a diretora Silva Westarb, e em breve um novo encontro será marcado para a oficialização da parceria.   

Assessoria de comunicação do Iprev