Iprev e Polícia Civil estudam parceria no combate a fraudes na previdência

Foto site policia civil

O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso Mendonça, e o gerente de Planejamento, Marco Antônio Mota, se reuniram na tarde da última quinta-feira (31) com delegados da Polícia Civil de Santa Catarina para tratar de um possível convênio voltado ao combate de fraudes e ações de improbidade administrativa. Representando a Polícia Civil, participaram da reunião os delegados Adriano Krul Bini, Walter Watanabe e Raphael Werling.

“A ideia faz parte de um pacote de medidas que vem sendo adotadas pelo Iprev, com o objetivo de aprimorar a gestão da Autarquia, intensificando a prevenção e fiscalização dos processos de aposentadorias e pensões”, esclarece Marcelo Panosso. De acordo com o diretor do Iprev, foi detectado nos últimos relatórios atuariais uma defasagem significativa no cadastro de segurados, fato que aumenta ainda mais a possibilidade de processos irregulares devido a dificuldade de monitoramento.

Tal situação levou o Iprev a organizar a realização de um censo previdenciário em todo o Estado, que pretende regularizar o cadastro geral de segurados, de modo a estabelecer um controle mais eficaz sobre a gestão dos recursos, assim como proporcionar projeções futuras mais confiáveis. “O papel dos policiais civis seria de assumir as investigações nos casos de denúncias sobre pensões e aposentadorias, tornando mais eficiente e consistente o trabalho que hoje é realizado por servidores do Iprev”, destaca o gerente de Planejamento, Marco Mota.

Assessoria de comunicação do Iprev