Um pacto para o futuro!

O Instituto de Previdência de Santa Catarina apresentou esta manhã o Planejamento Estratégico do órgão para o período 2021 – 2030. A reunião de apresentação aconteceu no auditório do IPREV e contou com a presença dos gerentes de todas as áreas que analisaram e contribuíram com as diretrizes que vão compor o documento que definirá estratégias, metas e objetivos organizacionais para os próximos 10 anos.

O Planejamento Estratégico foi elaborado em um intenso processo de capacitação de servidores do próprio IPREV – foram 90 dias de trabalho colaborativo de levantamento de dados, reuniões e proposições que depois de reunidas foram compiladas e dissertadas, resultando no documento de quase 80 páginas.

Para o presidente do Instituto, Marcelo Panosso Mendonça, este é um marco para a autarquia e para história do IPREV, já que o documento reúne um conjunto de projetos, metas e objetivos que irão nortear as ações dos gestores.

“Nosso objetivo é criar um pacto para o futuro! Não se trata de um documento estático, muito pelo contrário, é dinâmico e carente de monitoramento e ajustes periódicos. Justamente por este motivo, o Planejamento Estratégico começa pelo envolvimento de todos os servidores do IPREV, de todos os setores e gerências, para que todos possam ajudar na construção, sendo parte indispensável e pertencente ao pacto de uma nova etapa”, afirma Mendonça.

A missão do Instituto também passou por uma remodelação e, dentro deste novo modelo de gestão, a autarquia tem como razão de existir ser partícipe das políticas previdenciárias e a busca, de forma proativa, pelo equilíbrio entre os benefícios previdenciários e as obrigações correspondentes – convergindo à sustentabilidade do plano.

O Planejamento Estratégico do Instituto de Previdência de Santa Catarina possui macro objetivos que pretende, entre outros:

  • Prestar serviços de qualidade aos segurados do RPPS/SC de forma célere, com resolubilidade e assertiva conclusão;
  • Promover a interação e integração com os setoriais de RH de todos os organismos que compõe o RPPS/SC;
  • Promover soluções para a redução do déficit financeiro e atuarial;
  • Garantir a transparência e a facilidade de acesso aos serviços prestados, com uma comunicação clara, objetiva, tempestiva, ágil, oportuna, consistente ao público externo e interno;
  • Aplicar soluções tecnológicas que visem simplificar processos e procedimentos;
  • Fortalecer a instituição pelo aperfeiçoamento e capacitação continuada de seu corpo funcional;
  • Reduzir custos operacionais e assegurar a continuidade dos processos de organização e inovação institucional.

A reunião tratou ainda dos projetos de gestão do Instituto entre eles uma Central Multicanal de Atendimento, treinamentos e capacitação, elaboração de manuais de análise de concessão de benefícios, desenvolvimento de webservice para início dos requerimentos de benefícios,  sistema informatizado de controle de gestão e indicadores, e a tão sonhada implementação de sistema de gestão e concessão de benefícios, dentre outros projetos que estão em andamento.

“Temos muito trabalho pela frente, mas com a certeza de que vamos transformar o IPREV numa Autarquia forte! É um plano a longo prazo que vai trazer excelente resultados nas três esferas: servidores, governo e sociedade. Esse é o pacto!” reforça o presidente do Instituto.

A próxima reunião será para acompanhamento das ações e projetos que já se encontram em desenvolvimento e implantação.