Destaque em artigo do DC

santa_previdSANTA PREVIDÊNCIA

Tornaram-se lugar comum as reclamações dos Prefeitos recém eleitos acerca de irregularidades cometidas por seus antecessores nos repasses ao Fundo Previdenciário. E pior, as conseqüências graves ao município caso a situação não seja regularizada. Isto porque, fica o gestor impedido de qualquer repasse federal, desde o Fundo de Participação até convênios para obras e serviços. Deve ser destacado o que é feito com sucesso. Santa Catarina é exemplo de excelência na gestão previdenciária.

A partir de 2008, sob forte resistência inicial, criou o seu Regime Próprio de Previdência, Iprev, modificando a estrutura do antigo Ipesc. Passou a gerir a previdência catarinense com vistas no equilíbrio financeiro e atuarial. O passado, não planejado, ainda onera o tesouro. Mas, mesmo assim, o Instituto realiza auditorias evitando pagamentos indevidos e coibindo fraudes.

O futuro está garantido através da correta gestão financeira das contribuições previdenciárias. A fiscalização do Ministério da Previdência e do Conselho de Administração, composto por servidores ativos e inativos, dão total transparência e credibilidade ao processo que assegura os pagamentos das futuras aposentadorias e pensões.

Desta maneira, o Iprev contribui para que o Estado priorize os investimentos na saúde, segurança, educação e infraestrutura. Esta é uma conquista do Governo Catarinense que merece destaque. A eficiência na gestão torna nosso Estado referência, a ponto de atrair investidores do mundo inteiro para instalarem-se em terras catarinenses. E o equilíbrio na previdência tem sido um dos principais fatores que nos permite, também, receber os financiamentos garantidores do Pacto por Santa Catarina.

Não serão incidentes momentâneos e administráveis, que apagarão o orgulho das conquistas realizadas por toda Santa Catarina.