Iprev e ADR de Lages atuam nos preparativos do Censo Previdenciário

Capa censo site

O pré-lançamento do Censo Previdenciário, realizado na última quinta-feira, 21, no município de Lages, promoveu a mobilização dos servidores que atuam nos setoriais de Recursos Humanos em torno da logística e estruturação do projeto piloto. O presidente do Iprev, Renato Hinnig, pediu o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages no sentido de conscientizar os servidores acerca da necessidade urgente que representa a execução do projeto, que tem início marcado para o dia 16 de agosto. “Além de viabilizar o acesso a dados fundamentais à gestão de recursos financeiros do estado, o Censo Previdenciário promoverá a economia de milhões”, destaca Hinnig, alertando que a Secretaria de Administração determinará a obrigatoriedade de participação de ativos, inativos e pensionistas por meio de decreto.

Hinnig e Bazzo site

Com abrangência dos 12 municípios que compõem a ADR de Lages, o projeto piloto também foi abraçado pelo seu secretário executivo, Luiz Gustavo Bazzo Assink, que reconheceu a importância da ação para o Governo do Estado e assumiu o compromisso de fazer o trabalho de motivação junto aos servidores. “Meus pais são aposentados, por isso, conheço a realidade e as preocupações que envolvem a previdência hoje. Seremos multiplicadores da ideia e daremos suporte total ao projeto”, declara. De fato a ADR terá papel importante na logística e estruturação do atendimento de servidores ativos, que será efetuado pelos setoriais de Recursos Humanos.

Cochi site

Francisco Cardoso de Camargo Filho, diretor de Previdência do Iprev, chamou a atenção para o processo de construção prática do Censo, reforçando a necessidade do envolvimento maciço dos servidores, que serão os grandes beneficiados pelos resultados obtidos. “O Iprev e todos os parceiros que nesse momento erguem a bandeira do Censo Previdenciário, buscam soluções para a preocupante situação da previdência. Sem o domínio destas informações não há como avançar”, ressalta Camargo. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso Mendonça, ficou responsável por apresentar informações sobre a previdência no Brasil e no mundo, fazendo também uma exposição da real situação do Iprev de Santa Catarina.

Marcelo site

O gerente de Planejamento do Iprev, Marco Antonio Mota, completou a exposição destacando mais algumas informações sobre o Censo, enfatizando a organização operacional. Além de Mota, o gerente de Tecnologia da Informação, Marco Souza, o coordenador regional do Iprev de Lages, Augusto César Ramos Vieira, e o servidor Décio Woll Régis atuaram na organização do pré-lançamento do projeto e na capacitação dos servidores.

Treinamento atrai dezenas de servidores

A solenidade realizada na manhã da última quinta-feira, na parte da tarde deu lugar a primeira reunião de trabalho e treinamento sobre o Censo Previdenciário. Dezenas de servidores dos setores de Recursos Humanos lotaram o auditório do Midi Lages, na Uniplac, para conhecer e aderir ao projeto piloto. O presidente Renato Hinnig e o secretário executivo da ADR, Luiz Bazzo, também participaram da abertura, saudando os participantes. “A previdência hoje representa o maior e mais delicado passivo que o Estado tem, por isso, mais do que nunca precisamos buscar soluções e garantir que no futuro os benefícios de aposentadorias e pensões estejam assegurados”, alertou Hinnig.

Mota site

O gerente de Planejamento Marco Mota apresentou o projeto do Censo de forma detalhada, destacando os objetivos específicos e o público alvo. Também ministrou uma apresentação sobre o Iprev, expondo números e projetos que a atual gestão tem encampado com foco no combate ao crescente déficit previdenciário. “Tivemos uma tarde que surpreendeu todas as expectativas. Recebemos um público interessado e extremamente motivado em participar do projeto”, reconhece Mota ao fazer um balanço sobre o primeiro dia de treinamento.

Marco Souza site

A computação dos dados obtidos pelo Censo Previdenciário será efetivada por meio de software vinculado ao sistema SIGRH, utilizado pela Secretaria de Administração. Encarregado de apresentar o programa aos participantes, o gerente de TI, Marco Souza, reconhece que o processo não ofereceu dificuldades, tendo em vista que a nova ferramenta será processada dentro do SIGRH, programa já familiar aos participantes. Souza explica que a participação no censo se dará por meio do CPF, esclarecendo que o número de vínculos registrados no sistema não será relevante. “As dúvidas que surgiram nessa primeira etapa de treinamento foram rapidamente esclarecidas. Agora esperaremos que a SEA entregue o sistema concluído até o início do mês de agosto, para a realização da segunda etapa de treinamento”.