Iprev discute aquisição do sistema previdenciário com o Conselho de Administração

Geral Grande site
O presidente do Iprev, Renato Hinnig, agendou participação na reunião do Conselho de Administração do RPPS/SC, na tarde desta quinta-feira, 02, para expor aos conselheiros o histórico do processo de compra do sistema de gestão previdenciária, iniciado em agosto de 2015 e ainda em curso. Acompanhado por diretores e técnicos da Autarquia, Hinnig defendeu a transparência nas ações administrativas e o alinhamento estratégico com o Conselho. “Fizemos parte de um mesmo contexto, portanto, nossa relação deve ser convergente”, destacou.

Depois da abertura dos trabalhos, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Fernando Philippi, concedeu espaço para a apresentação do gerente de Tecnologia da Informação do Iprev, Marco Souza, responsável pela condução do processo de compra. Souza discorreu de forma cronológica sobre as etapas já superadas, destacando a importância do sistema e os benefícios esperados, em especial, a possibilidade de integração com o sistema SIGRH, da Secretaria de Administração, e com os demais Poderes.

Marco apresentando grande site

Após a explanação teve início um amplo debate acerca das características do sistema, sua capacidade e relevância para a gestão previdenciária. Destaque para os questionamentos manifestados pelos conselheiros sobre o valor a ser investido, montante em torno de R$ 8,3 milhões. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso, reconhece que o processo passa por uma reforma legislativa pontual que dê ao Iprev melhores condições de gerir o RPPS, mas defende o valor do investimento. “Com o sistema previdenciário alinhado às mudanças na legislação, a economia pode alcançar os R$ 400 milhões anuais”.

SEA reconhece benefícios do projeto
O diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SEA), Luiz Antônio Dacol, e o responsável pelo programa SIGRH, Felix Fernando da Silva, também convidados a participar do encontro, contribuíram com a experiência vivida durante a implantação do atual sistema de recursos humanos do Poder Executivo. Dacol defendeu a postura do Iprev em relação à autonomia almejada pela Autarquia sobre o novo sistema, reconhecendo no planejamento do Iprev muitas vantagens relativas à amplitude de atuação.
Felix fez um breve relato sobre os dois anos em que gerencia o SIGRH e reconheceu no projeto do Instituto de Previdência um grande avanço, no que se trata da integração do sistema com os demais Poderes. Também se mostrou contrário a ideia de desenvolver internamente o programa ao invés de comprar um produto pronto, possibilidade levantada pelos conselheiros, principalmente pelo longo tempo a ser empregado.  
Reforçando a importância da integração que o sistema proporcionará, o diretor Marcelo Panosso destacou a precária comunicação que hoje é realidade. “Existe em torno de 45% de segurados isentos de contribuição previdenciária. Um número alarmante que deve ser analisado, porém, diante do universo de milhares de segurados que temos nas mãos, sem uma base de dados se torna inviável.”. 
O presidente Renato Hinnig concluiu a participação do Iprev com a boa notícia de que os recursos necessários para a aquisição do sistema previdenciário estão assegurados pela Secretaria da Fazenda. “Do contrato firmado pelo Governo do Estado com o Banco do Brasil, conseguimos obter o investimento em forma de contrapartida”, revela. Também participaram da reunião o diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho, a diretora de Administração, Lorene Bastos Flores, o diretor Jurídico interino, Marcos Aurélio Pamplona, e o representante da Secretaria da Fazenda, Décio Vargas.

Assessoria de comunicação do Iprev