Iprev dá inicio ao projeto de redesenho de processos

público sef site
O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) organizou na tarde desta terça-feira, 21/03, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), o primeiro encontro de trabalho e planejamento voltado ao projeto de redesenho de processos da Autarquia. Uma equipe da SEF, liderada pelo secretário adjunto da Fazenda e coordenador geral do Escritório de Gestão de Projetos e Processos (EGEPP – SC), Renato Dias Marques de Lacerda, ficou responsável pela explanação da metodologia aos gestores e servidores presentes.

O gerente de Planejamento do Iprev, Marco Mota, abriu o encontro agradecendo a presença expressiva de servidores, ressaltando que o engajamento de todos será fundamental para que se estabeleçam mudanças significativas nas operações internas. “Cada servidor será responsável pela exposição de informações e características de suas funções. O grupo de trabalho dependerá de vocês na confecção de novos métodos”, destaca.

Faustino sef site

Desde que assumiu a presidência do Iprev, Roberto Faustino tem adotado como prioridade de gestão o aprimoramento dos serviços ofertados aos aposentados e pensionistas. Ainda na Diretoria Administrativa da Autarquia, Faustino iniciou o diálogo junto a SEF, com o objetivo de buscar alternativa financeiramente viável, diante do quadro escasso de recursos. “Com o apoio da Secretaria da Fazenda, estamos dando o primeiro passo importante rumo à organização e modernização do Instituto de Previdência”, reconhece o presidente.

Apoio da SEF viabiliza projeto 

Ao relatar o caminho percorrido pela Secretaria da Fazenda até atingir a condição de ministrar cursos voltados ao gerenciamento de processos, o secretário adjunto Renato Lacerda alertou sobre a dificuldade inicial de se promover a união do grupo em torno de uma nova visão operacional. “Vocês é que vão construir uma nova estrutura operacional que satisfaça as necessidades do Iprev. A equipe da SEF dará apoio e conduzirá a metodologia de trabalho”, argumenta.

 

Lacerda site
Lacerda apóia que o projeto seja executado internamente e parabeniza o Iprev pela iniciativa. Explica que consultores externos contratados nem sempre falam a nossa língua, além de entregar um material pronto, sem a efetiva participação dos servidores. Embora não seja atribuição formal da SEF, o secretário pondera que os cinco anos de estudos e desenvolvimento interno de projetos, hoje credenciam a SEF a contribuir com as demais áreas da administração estadual.
As primeiras noções metodológicas foram expostas pela coordenadora técnica do EGEPP-SC, Alexandra Furtado da Silva Dias, que também é uma das instrutoras do curso de capacitação que será ministrado na Escola Fazendária a partir do dia 28 de março. Durante seis semanas, todas as terças e quintas-feiras, das 12:30h as 17:30h, os servidores do Iprev selecionados para compor o grupo de trabalho receberão o treinamento necessário para a execução do projeto.
 
 
 

Assessoria de comunicação do Iprev