Iprev conclui projeto de capacitação com servidores da Fazenda

Geral SEF site
Quando a Secretaria da Fazenda (SEF) procurou o Iprev em busca de treinamento a seus servidores acerca dos assuntos previdenciários, o corpo técnico da Autarquia surpreendeu-se positivamente, haja vista que o projeto de capacitação voltado aos servidores de Recursos Humanos do Poder Executivo já estava em construção. A feliz coincidência resultou na conclusão do primeiro curso de capacitação em processos previdenciários, encerrado na última quinta-feira, 14, na Escola Fazendária, como destaca a gerente de Inativos do Iprev, Karine Garcia, que coordenou o curso ao lado do gerente de Planejamento, Marco Mota.

De acordo com Karine, o projeto já estava em fase de construção devido à flagrante morosidade dos processos de aposentadoria, provocada muitas vezes pelo excesso de erros cometidos nos setoriais de Recursos Humanos. A gerente aponta um aumento de até três vezes do tempo empregado na resolução dos processos por conta da falta de conhecimento específico. “A preocupação manifestada pela SEF veio ao encontro dos nossos interesses. Queremos evitar desperdícios de dinheiro público e atender nossos servidores com agilidade e respeito”, explica.

Gerente e Karine site
José Henrique Pedro (SEF) e Karine Garcia (Iprev) 

Na condição de unidade gestora do RPPS de Santa Catarina, o Iprev assume a responsabilidade de reparar essa deficiência operacional por meio da capacitação. Para isso, criou um corpo docente composto de técnicos da Autarquia e planeja replicar o projeto em todos os setoriais de Recursos Humanos do Governo. “Com essa qualificação, os participantes terão condições de auxiliar os servidores desde o planejamento de suas aposentadorias até o encaminhamento ao Iprev, atribuição que de fato lhes compete”, conclui Karine Garcia.

SEF prevê melhoras significativas com a capacitação 
Depois de acompanhar as aulas, o gerente de Gestão de Pessoas da Secretaria da Fazenda, José Henrique Pedro, vê o treinamento como fundamental a todos que atuam nos processos previdenciários. Salientou que muitos processos de aposentadoria oriundos da SEF costumam retornar por desconhecimento da matéria. E reconhece que a agilidade esperada a partir da capacitação trará inúmeras vantagens para o Estado, principalmente, eliminando o retrabalho. “Agradecemos ao presidente Renato Hinnig pela gestão interessada e a gerência de Inativos pelo suporte e dedicação”.

Professores tecnicos site
servidora Daisy Yabuki ministrando uma das aulas

Já a servidora fazendária, Deisi Narciso, aluna na primeira turma de capacitação, destaca a maneira didática com que o curso foi ministrado, fato que contribuiu para a compreensão do conteúdo programático. E mostra entusiasmo com as novas ferramentas disponibilizadas pelo Iprev, vislumbrando melhorias significativas na instrução de processos de aposentadorias e averbação de tempo de serviço. “Além do aprimoramento técnico, o evento também colaborou com a integração dos servidores de ambas as instituições”, conclui.

Assessoria de comunicação do Iprev