IPREV apresenta relatórios e projetos do exercício de 2017

PinhoO Presidente do IPREV, Roberto Faustino, junto com o Diretor de Administração, Ademir Matos, e o assistente do Presidente, Amílcar Braga, estiveram nesta manhã, dia 12, no Gabinete do Vice-Governador, apresentando as prestações de contas do Instituto de Previdência de Santa Catarina ao Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira.

A primeira etapa foi a apresentação do relatório da atual situação financeira da previdência catarinense, o número de aposentados e pensionistas, o aporte anual com o custo de benefícios previdenciários, a atual receita, o número de processos que foram compensados, e também os esforços e projetos que o IPREV tem realizado para cobrir o déficit previdenciário e aliviar os aportes do Tesouro do Estado.

Faustino explanou ao vice-governador todos os passos que vêm sendo desenvolvidos através do Projeto “Dinheiro Novo”, uma força-tarefa realizada pelo IPREV para a geração de novos recursos ao Tesouro através da compensação previdenciária, que já se encontra em ritmo acelerado e recebe forte apoio do Governo. O Presidente do Instituto agradeceu pelo governo ter aberto portas estratégicas, como a cessão de 9 servidores novos ao quadro do IPREV para auxiliar na resolução das demandas, e o apoio do Poder Executivo junto ao Tribunal de Contas em desenvolver uma conexão entre o sistema de aposentadorias utilizado pelo Iprev, com o sistema do TCE. “Todo esse conjunto de ações trouxeram retornos financeiros aos cofres catarinenses, e continuaremos nos empenhando no Projeto Dinheiro Novo com o auxílio de nossos servidores” – afirmou Faustino. O Vice-Governador do estado também se comprometeu em ir à Brasília conversar diretamente com o Presidente do INSS para buscar mais alternativas no intuito de agilizar os processos de compensação.

Num segundo momento, os membros do IPREV também apresentaram a atual situação do projeto de redesenhos de processos e a etapa avançada na qual se encontra. O objetivo do Governo é que todos os processos tramitem por meio digital, e o IPREV já está com o redesenho de processos de aposentadoria pronto, e em breve finalizará o redesenho das pensões. “Esse é mais um projeto que trará economia aos cofres públicos. É nosso papel fundamental enquanto gestor, além de administrar, encontrar soluções para as finanças e recursos públicos do Estado, minimizando custos e buscando alternativas para equilibrar as contas da previdência” – relata o Presidente do IPREV.

Ao final da reunião, Pinho Moreira relatou sobre a atual situação financeira do estado de Santa Catarina, os esforços que o Governo vem desenvolvendo para as prestações de contas, e colocou-se à disposição do IPREV para auxiliar em tudo o que for preciso para que os projetos da Previdência avancem ainda mais em 2018.