IPREV apresenta ao Chefe do Executivo um panorama da previdência estadual e as propostas para suavizar a insuficiência financeira

20230523_204111

Image 1 of 8

Um Grupo de Trabalho composto por especialistas renomados no campo da previdência esteve presente na Casa da Agronômica nesta terça-feira, 23, com a missão de apresentar uma visão abrangente da situação atual da previdência estadual, abordando desde sua criação até as mudanças ocorridas ao longo do tempo nas regras previdenciárias. Além disso, também foram discutidas projeções futuras dos benefícios com base em avaliações atuariais.

Essa apresentação foi direcionada ao Governador do Estado, Jorginho Mello, assim como aos Secretários da Fazenda, de Administração e do Planejamento, ao Chefe da Casa Civil, e aos Comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O objetivo principal do Grupo de Trabalho é de fornecer um panorama atualizado e detalhado, permitindo uma compreensão clara da situação previdenciária no estado.

Além do panorama, o Grupo de Trabalho teve como objetivo apresentar algumas propostas levantadas durante os encontros nestes primeiros meses de gestão, na qual foram examinadas minuciosamente várias estratégias visando mitigar o déficit previdenciário. Durante as discussões, foram analisadas múltiplas alternativas, buscando encontrar as medidas mais eficazes e viáveis para lidar com essa questão complexa. Entre as propostas consideradas, o grande destaque foi a sugestão de reintroduzir a segregação de massas, ou seja, a partir de um marco inicial de ingresso no serviço público, o servidor participará de um fundo de capitalização, onde toda alíquota de sua contribuição previdenciária passará a rentabilizar no decorrer de sua vida funcional.

Essa foi uma das principais propostas apresentadas, e a reunião foi um marco importante para o desenvolvimento de soluções efetivas e sustentáveis no campo da previdência, contando com a expertise dos especialistas envolvidos e com o compromisso do IPREV em enfrentar essa questão de forma responsável e estratégica.

O Grupo de Trabalho é composto pelos seguintes membros:

IPREV – Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina
– Presidente: Vânio Boing
– Assessor do Presidente: Marcus Vinicio Fagundes de Oliveira
– Diretor Administrativo: Abelardo Osni Rocha Júnior
– Diretor Jurídico: Gustavo Tenguan
– Analista Previdenciário: Saulo Rodolfo Vidal

SEA – Secretaria de Estado da Administração
– Diretor de Gestão Patrimonial: André Luis Toigo Diesel
– Assessor: André Luiz de Rezende

SEF – Secretaria de Estado da Fazenda
Assessor: Henri Machado Claudino

SCPREV – Fundação de Previdência Complementar do Estado de Santa Catarina
Diretor-Presidente: Célio Peres

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação