IPREV apresenta a avaliação atuarial aos Conselheiros de Administração do RPPS

O Conselho de Administração (CONAD) do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina (RPPS/SC) realizou sua reunião ordinária no último dia 30 de janeiro, na qual foram abordados temas importantes relacionados à saúde financeira do sistema previdenciário estadual. A sessão contou com a presença do novo Presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, Mauro de Oliveira, do Secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, do Atuário, Cláudio Kogut, e dos Conselheiros do RPPS/SC.

A pauta da ordem do dia incluiu discussões sobre a atual situação do RPPS, bem como uma análise detalhada do cálculo atuarial. Durante a explanação, o atuário do IPREV apresentou o Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial realizada com data focal em 31 de dezembro de 2023. Esse cálculo englobou uma minuciosa análise de fatores como a população de segurados contribuintes e beneficiários, contribuições e benefícios, expectativas de vida, taxa de juros, além de fatores financeiros e demográficos.

O objetivo central dessa avaliação foi determinar a viabilidade financeira do sistema de previdência a longo prazo, identificando o valor do déficit atuarial e balizando os indicadores para a busca da sustentabilidade financeira do RPPS de Santa Catarina.

Ao término da apresentação, a Presidente do Conselho de Administração, Julie Anne Saut, agradeceu a presença do gestor do IPREV e do atuário, destacando a importância do diálogo e da transparência para a tomada das melhores decisões. Adicionalmente, anunciou que o Conselho de Administração buscará a participação regular do Presidente do IPREV nas futuras sessões.

A Secretária do Conselho, Zélia Bunn, por sua vez, agradeceu a presença do gestor e reforçou o comprometimento do Conselho com a transparência ao público.

O Conselho de Administração é composto por representantes indicados e eleitos do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Poder Executivo, Poder Legislativo, além de representantes dos aposentados e pensionistas do Estado de Santa Catarina. As atas dessas importantes reuniões são regularmente publicadas no site do IPREV/SC, assegurando a transparência e o acesso à informação por parte da sociedade.