IPREV: 102 anos de História

iprev_102_anos_300pxAtualmente o IPREV é reconhecido como Instituto de Previdência. Contudo, ao longo de seus 102 anos de existência, ele já teve diversas funções no estado, sempre buscando o bem-estar do servidor público catarinense.

A primeira tentativa de criação de um fundo que garantisse o amparo às famílias dos funcionários públicos quando estes falecessem ocorreu em 1898, com a Lei nº 314.

Entretanto, foi apenas em 1909, mais precisamente no dia 15 de setembro, com a publicação da Lei nº 825 que o “Montepio dos Funcionários do Estado” entrou em vigor. Vale salientar que a palavra originalmente significa monte santo, ou seja, a poupança era “sagrada” e se destinava apenas ao pagamento de pensões.

O Montepio funcionava junto ao Tesouro do Estado, e o diretor do Tesouro exercia o cargo, também, de diretor-presidente do Montepio. Mais tarde, proibiu-se o acúmulo de funções, e o Montepio passou a contar com um diretor próprio.

Em 1923 o Montepio passou a conceder empréstimos habitacionais para seus associados, para que ele pudesse “deixar a sua família, além da pensão, um teto para seu abrigo”.

O Montepio também concedia empréstimos financeiros e um “auxílio casamento”, destinado às despesas havidas por ocasião do casamento do segurado ou filha deste.

Devido ao grande número de associados e à demanda cada vez maior de pensões e empréstimos, o Montepio foi reorganizado em 1962, e tornou-se “Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina” (IPESC). O IPESC era uma autarquia de assistência e previdência, responsável, também, pela assistência médica dos funcionários públicos.

iprev_102_anoss_300pxJá em 1961 o Montepio havia ficado responsável como corretor oficial de todos os seguros contratados e pagos por verbas próprias do estado. Com os resultados da corretagem, deveria construir um hospital destinado a atender os servidores públicos.

O “Hospital dos Servidores” foi inaugurado em 1966, e foi incorporado à recém-criada Fundação Hospitalar Catarinense, passando a se chamar “Hospital Celso Ramos”. Um dado interessante é que o primeiro diretor do Hospital Celso Ramos viria a ser presidente do IPESC entre 1991 a 1993, o senhor Alcino Vieira.

Entre 1962 a 2011, dezoito presidentes passaram pelo IPESC, cada qual trazendo uma contribuição importante para o momento histórico correspondente.

Na década de 1970, atendendo a uma reivindicação antiga dos funcionários, o IPESC estendeu seu atendimento físico para o interior do estado, através das Delegacias Regionais. A primeira delas foi instalada na cidade de Chapecó, oeste catarinense.

No mesmo período foram inauguradas, também, as farmácias do servidor, que vendiam medicamentos a um baixo custo para os servidores.

Com as mudanças políticas no país e sua redemocratização, uma nova Constituição foi promulgada em 1988. Nela, já estava prevista a separação entre as política sociais de saúde, previdência e assistência.

Assim, os Institutos de Previdência do país tiveram que se reorganizar. O IPESC foi se adequando à legislação federal e cessou a prestação de assistência social e médica. Em 2008 passou pela sua segunda reorganização e transformou-se em IPREV, responsável pelas pensões e aposentadorias.

Em 2011, novos desafios se colocam para o Instituto, como por exemplo a ampliação da expectativa de vida dos catarinenses. A área da previdência precisa ser sempre repensada, para acompanhar cada momento histórico.

“A data que comemora 102 anos do Instituto deve ser marcada por agradecimento a todos aqueles que deram e dão sua contribuição para o fortalecimento da Previdência Pública Catarinense. Adriano Zanotto, atual Presidente do IPREV.

Parabéns IPREV, parabéns catarinenses!

Texto e Colaboração: Andreya Seiffert
Fotos e Fonte: arquivo do Memorial da Previdência Catarinense